2.5.05

... e o civismo a 100%

Lê-se nos jormais de hoje que Jorge Sampaio anda na estrada e vai assistir a uma aula teórica.

Mas devia também assistir a uma aula prática. Ora veja-se:

Em tempos que já lá vão, houve um instrutor e um examinador que me deram como "apto para conduzir " - mesmo um Ferrari, se o apanhasse à mão. No entanto, eu nunca tinha guiado de noite, nem com chuva, nem com nevoeiro... nem a mais de 40 à hora.

E, segundo há pouco foi divulgado, hoje em dia as aulas são dadas como há 50 anos, e os 21 parques que foram feitos para ensinar a conduzir como deve ser... estão parados!!

-oOo-

Há algum tempo fui até Espanha de carro.

Estava com algum receio, pois ia fazer uma viagem grande e não conhecia estradas nem hábitos de condução. Procurei informar-me: «Tenha cuidado!» rezava, com candura inesperada, o texto de um guia turístico. «Os espanhóis guiam muito mal!».

E foi assim que, com o coração nas mãos, corri esse país de Norte a Sul. Mas, para minha máxima surpresa (acreditem ou não), ao fim de oito dias e 1500 km por montes, vales, aldeias e cidades, ainda não tinha visto um único acidente!

«Não pode ser!» - pensava eu de regresso a Portugal e à vista de Badajoz - «Nem um gajo estampado?!».

Pois foi nessa altura que vi o que já parecia já impossível:

Um carro de rodas para o ar, acabadinho de capotar! Parei e corri para ele. Esperava-me uma das maiores surpresas da minha vida:

Saindo de lá de dentro, um pouco tonto mas ileso, o meu vizinho e amigo Manuel de Sousa, que fora nesse dia a Badajoz comprar caramelos e encher o depósito!

--

«Diário Digital» de 2 Maio 2005.

Adaptação de um texto enviado para o Expresso em 1998 (e ainda actual!)

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Parabéns, caríssimo!

Poesia de Cinco Estrelas!!

Um abraço
do
CMR

2 de maio de 2005 às 18:02  

Enviar um comentário

<< Home