21.12.18

Que Europa é esta?!

Por Joaquim Letria
A gente já não acredita no Brexit, na Sra. Teresa May, nem acreditamos na França de hoje e dificilmente podemos levar a sério o presidente Macron depois das cedências às manifestações e protestos dos coletes amarelos e dos jovens estudantes liceais. Temos igualmente dúvidas acerca da A.K.K., a próxima substituta de Angela Merkel, e desdenhamos daquela tribo ridícula e incompetente que rodeia o sr. Juncker e os outros funcionários e burocratas da União.
Que Europa temos nós, afinal de contas!? Temos uma Europa que é um rosário de hesitações inqualificáveis, contradições de bradar aos céus, erros estratégicos e recusas sucessivas de encarar a realidade, tudo em acumulações nos Conselhos Europeus ou mesmo em simples declarações de algumas das mais importantes personalidades da hierarquia europeia.
Há quem se interrogue sobre a perversidade ou a ambição enorme de certos líderes, sobre a competência e a integridade de outros, ou acerca do desfalecimento político das gerações dominantes.
Os resultados, manifestados sem dúvidas nos elementos da evolução da economia europeia, demonstram que se continua a levar a cabo uma política auto-destrutiva que caracteriza a pouca inteligência de quem se não preocupa com os danos próprios desde que estes possam ser inflingidos a outros.
O problema não se resolverá com as políticas actualmente a serem aplicadas, nem poderemos esperar com razoável esperança os erros que nos são dados ver com suficiente clareza a ponto de contrariar a nossa razão.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

O meu sentimento também é este, sim.

21 de dezembro de 2018 às 17:39  

Enviar um comentário

<< Home