13.1.19

PENSARAM ALGUMA VEZ NO OE?

Por Joaquim Letria
Nós não ligamos a muita coisa como devíamos. Uma delas é aquela coisa a que os políticos e a Comunicação Social chamam Orçamento de Estado, que a maioria desconhece o que seja. Pensam que aquilo é um desses negócios dos políticos para nos entreterem com nomes estranhos e discussões animadas na Assembleia da República. 
Mas a verdade é que essa coisa,  cujo nome os jornais simplificam reduzindo o seu nome para OE, é muito importante e mexe nas vidas de todos nós. Para entendermos os benefícios e malefícios dum Orçamento de Estado, basta referir duas situações  que ilustram bem o que pode fazer  mais ou menos dinheiro que o OE destine à despesa dos serviços públicos com o dinheiro dos nossos impostos.
Por exemplo, o Sr. António que vive na Manta Rota, no Algarve, para conseguir uma consulta de urologia tem de vir ao Hospital de Cascais.  O Sr. José Luís, que vive em Pias, no Baixo Alentejo, está há ano e meio na esperança de ser visto por um ortopedista.
Além disto, ainda há os hospitais que têm aparelhos caríssimos por utilizar porque não têm pessoal especializado. Mas estas coisas, que têm a ver com o OE, incomodam pouco os ministros e mesmo nada o ministro das Finanças entretido no  seu jogo de jogar com o défice perante o FMI, o BCE e a Comissão Europeia.
Pouco os preocupa os cidadãos que sofrem e não têm voz. E o povo adora ver os bons resultados de que o Governo se gaba nas televisões. Acaba por pensar que o Terreiro do Paço é  só um palco de concertos e um sítio para armar écrans para ver o futebol.
Publicado no Pasquim da Vila

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger SLGS said...

Tal & Qual

13 de janeiro de 2019 às 18:07  
Blogger José Batista said...

Infelizmente.

13 de janeiro de 2019 às 19:17  
Blogger opjj said...

QUEM precisar duma operação urgente tá tramado.O SNS não responde.Falo por experiência própria . O kosta é um fanfarrão trauliteiro.

13 de janeiro de 2019 às 23:04  

Enviar um comentário

<< Home