22.4.19

Apontamentos de Lagos

Dizia o Arq. Ribeiro Telles que “Em Portugal não se podam as árvores, mutilam-se”. Sim, e em Lagos até se matam — e às dúzias de cada vez! —, como há pouco sucedeu na Rua da Filarmónica 1.º de Maio, onde uma enfiada de 25 (*), adultas e saudáveis (muitas com mais de dois palmos de diâmetro), deram a alma ao Criador com o alto patrocínio da nossa autarquia, numa demonstração de eficiência a que não estávamos habituados.
Talvez a estimável Filarmónica que dá o nome à rua possa passar por lá a tocar e Marcha Fúnebre, numa alegoria que também abrangeria a nossa Oposição, que não pode argumentar que não sabia de nada, pois este atentado sem precedentes até tem direito a uma Placa de Obra, que só não nos remete para a “Crónica de uma Morte Anunciada” porque estão em causa DEZENAS as árvores, e não apenas UMA.
NOTA: Mais uma vez se chama a atenção para o “Direito de Fotografar na via-pública”, tal como está bem claro na legislação portuguesa — incluindo, para o caso de pessoas, o que diz o Art.º 79 do Código Civil. As únicas limitações são embaixadas, instalações militares e pessoas (e não árvores...) em estado de degradação. Assim, são ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEIS quaisquer pressões, venham elas de onde vierem, mesmo que sob a forma subtil de perguntas ingénuas, do género “Posso saber porque é que o senhor está a fotografar isto?”. E ficamos por aqui, pois “para bom entendedor...”

Colaboração no CORREIO DE LAGOS de Abril 2019
(*) Afinal foram 35, e não 25

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Mete dó!Matar árvores...é de uma enorme falta de bom gosto! Quanto a fotografar na via pública,respeitando a lei,qualquer interferência nesse sentido,é pura intimidação

23 de abril de 2019 às 23:40  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como se compreende pelo texto, fui pressionado pelo encarregado da empresa que estava a cortar as árvores, e até por um agente da PSP, e tive de me irritar e fazer queixa, ligando para o Director do jornal, contado o que se estava a passar.
Quando eles se aperceberam que era para o jornal, "acalmaram" e sumiram.

25 de abril de 2019 às 08:42  
Blogger José Batista said...

Criminosos. Com a complacência de quase todos os cidadãos. Temos a qualidade de vida que (quase todos) merecemos.

25 de abril de 2019 às 19:22  

Enviar um comentário

<< Home