7.5.20

O futuro é cada vez mais incerto

Por C. B. Esperança
Parto de um truísmo banal para discorrer sobre os tempos que aí vêm, ameaçadores dos mais elementares direitos humanos e repletos de dúvidas, dívidas e medos.

Não estou certo de que o neoliberalismo tenha os dias contados e, muito menos, de que surja uma sociedade mais igualitária e solidária. Este período de confinamento, longe de estimular a solidariedade, tornou-nos mais rudes, agressivos e egoístas.
A promessa de que o Mundo, gravemente empobrecido e arruinado, poderá regressar ao padrão de consumo e bem-estar anterior, é a semente de uma ilusão que convém aos que procuram manter as desigualdades que a riqueza acentuou.
Não será difícil adivinhar uma regressão na esperança de vida, até há pouco inesperada, como se as árvores crescessem até ao céu e a imortalidade chegasse com a substituição de peças para o corpo humano e sucessivas plantações de novos neurónios no cérebro.
A esta pandemia, cujo fim se ignora, outra surgirá, e a inteligência artificial parece mais lenta do que a adquirida por agentes patogénicos, vírus e bactérias.
O único planeta de que dispomos já não aguentava os maus-tratos a que era submetido e o nosso futuro vai confrontar-se com a contaminação dos mares, o aquecimento global, a demografia, cuja implosão está longe de garantida, a falta de água, oxigénio, ozono e bens de primeira necessidade.
O trabalho será um bem cada vez mais escasso e a ansiedade e o desespero são motores de revolta e de aceitação de regimes totalitários.
A democracia liberal já hoje, através de eleições, se vê tomada por déspotas e narcisistas sem escrúpulos, dos EUA ao Brasil, da Hungria às Filipinas, da Polónia à Turquia. Que sucederá se os povos abdicarem dos seus direitos e liberdades e postergarem os direitos humanos?
Os ataques indiscriminados aos políticos e o ódio à democracia representativa, a única que garante um módico de racionalidade e liberdades, alimentam soluções messiânicas e autoritarismos que julgávamos erradicados.
Vai ser difícil conciliar a continuidade das sociedades livres com mínimos de bem-estar individual, no clima de depressão económica, aviltamento de valores e o indiferentismo perante as ditaduras, que ora se vive.

Etiquetas:

13 Comments:

Blogger José Meireles Graça said...

Sim, percebo, Trump e Bolsonaro, que não têm a reeleição garantida, devem ser substituídos por equivalentes a Maduro e Castro, que a têm, para sustar o neoliberalismo, a desigualdade, os ataques à democracia representativa e todas as outras desgraças milenaristas. Exemplares mesmo são o regime chinês, que esse sim tem um grande respeito pela democracia, e o norte-coreano, que a tem pela terra agredida e exangue.

8 de maio de 2020 às 14:18  
Blogger Carlos Esperança said...

José Meireles e Castro:

Respeito a sua simpatia por Trump e Bolsonaro, mas gostaria que me desse a mais ligeira prova do meu apreço pelos ditadores que citou.

8 de maio de 2020 às 18:17  
Blogger opjj said...

Concordo com a sua dissertação, mas não vejo o Brasil e EUA enveredarem por ditaduras.
Nos EUA podem chamar tudo,, mesmo tudo aos Presidentes e ninguém vai preso.No Brasil acontece o mesmo.
Nos outros lados só passa a bajulação.Na Rússia conseguiram prender uma cantora por dizer umas graçolas e um oposicionista.
Na China um médico do Covid 19 foi preso, etc.
Cumps

8 de maio de 2020 às 18:48  
Blogger José Meireles Graça said...

Castro é o outro, o cubano, eu é mesmo só Graça.
Se num texto, para descrever déspotas e narcisistas sem escrúpulos, elenca cinco países (EUA, Brasil, Hungria, Filipinas, Polónia e Turquia), esquecendo comunistas, que são líderes nessas ominosas categorias, é legítima a interpretação, a contrario, que a sua simpatia está com regimes celerados. A menos que a guarde para regimes que apliquem o verdadeiro socialismo, o puro, o que garante a felicidade terrena, que infelizmente ainda não apareceu.

8 de maio de 2020 às 19:14  
Blogger Carlos Esperança said...

José Meireles Graça:

Admito a sua interpretação porque só me lê aqui às quintas-feiras, mas em 59 anos de militância cívica nunca defendi ditaduras de direita ou de esquerda. Só aceito as democracias representativas ou de Direito democrático, como é habitual a designação.

Naturalmente que a minha preocupação com o surgimento de autocratas e líderes com desvios de personalidade me preocupam nos países democráticos porque nos outros é o habitual. Ou não fossem ditaduras!

9 de maio de 2020 às 00:22  
Blogger Ponoza said...

Online game format on mobile phones that can be conveniently played anywhere Easy via phone Along with the promotion and the professional team That will gradually take care and inquire 24 hours a day without holiday

isc888

25 de outubro de 2020 às 09:19  
Blogger Sophia Smith said...

This is really best for me and this is fascinating reading. I am glad I found this very superb content and got to read it. Great job on this content. I liked it a lot. Thanks for the great and unique info australia assignment -
Assignment Help in Melbourne -
Assignment Help Perth

15 de abril de 2021 às 16:13  
Blogger Sophia Smith said...

The best article I came across a number of years, write something about it on this article content. Can nicely write on similar topics and, I am indeed getting apt to over this info, is truly neighborly my buddy. Likewise fantastic content here among many of the costly info you acquire. Assignment help -
Accounting Assignment Help -
finance assignment help

3 de maio de 2021 às 16:29  
Blogger ABHISHEK GUPTA said...

bollymaza 2021
moviesmood 2021
Kuttyrockers 2021
Gofilms4u 2021
tnhdmovies 2021
bestmovies888 2021
Moviezwap 2021
Mkvcinemas 2021
moviesda 2021
A2movies 2021

26 de maio de 2021 às 20:19  
Blogger mac miller merch said...


amazing post i am very happy to post


Mac Miller Merch Store

15 de dezembro de 2021 às 16:58  
Blogger M.Mehar Din said...

Fear Of God Essentials Shop is the official Website. Get Amazing Fear Of God Essentials Hoodies and Shirts with big discount. Fast Shipping.

2 de fevereiro de 2022 às 15:29  
Blogger M.Mehar Din said...

Fear Of God Essentials Hoodie Shop is the official Website. Get Amazing Fear Of God Hoodie and Fear Of God Shirt with big discount. Fast Shipping.

28 de dezembro de 2022 às 14:42  
Blogger darknet hitman said...

It's a fantastic bit of writing. The elements are placed in an enigmatic manner. Can I use a quote from a blog post in my own writing? These posts are divided into many categories on my blog. Do you want to meet with me later?
hitman-for-hire

16 de junho de 2023 às 07:58  

Enviar um comentário

<< Home