27.1.21

Os "prioritários"


QUANDO se soube que os citrinos evitavam as mortes por escorbuto (funcionando, de certa forma, como vacina...), o capitão Cook decidiu distribuir limões pela tripulação.

No entanto, e prevendo que os marinheiros os recusassem (porventura por serem ácidos e desagradáveis), Cook decretou que só os oficiais teriam direito a eles.
Como previra, a tripulação revoltou-se, exigiu-os... e “venceu”... — ficando assim resolvido o problema com os possíveis “negacionistas” ainda antes de ter começado!

HÁ UMA outra versão da história, segundo a qual os marinheiros se revoltaram por duas vezes: a primeira, quando os mandaram comer os limões, e a segunda quando lhos recusaram.

MAS, para o caso, saber qual é a versão certa não é o mais importante. O que é importante é ver o que sucede quando questões como as da saúde são entregues a pessoas inteligentes e com capacidade de liderança e — claro — de previsão.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Li algures que, na sequência da medida, os embarques da marinha britânica se faziam sempre com o obrigatório carregamento de limões, pelo que os próprios marinheiros passaram a se apelidados de... «limões».

29 de janeiro de 2021 às 20:00  

Enviar um comentário

<< Home