28.5.21

MÁRIO NEVES E MANUEL PACHECO DE MIRANDA: CREDORES A QUEM NUNCA PAGAREI O QUE DEVO

Por Joaquim Letria

Ausências profissionais e obrigações académicas retardaram-me o suficiente para perder as despedidas e não poder acompanhar às últimas moradas dois amigos credores de muita amizade e de elevada consideração, ambos figuras últimas e máximas duma escola e duma geração de jornalistas.

Refiro-me a Mário Neves e a Manuel Pacheco de Miranda, dois homens que acompanharam as grandes vicissitudes do século XX, de modo a terem merecido ver a aurora do novo milénio com a lucidez ímpar que não resistiu ao desgaste da matéria que não perdoou a vida dos seus corpos.

A Mário Neves, meu primeiro director, meu tutor profissional, que me deu a primeira de todas as oportunidades e acreditou em mim o suficiente para me permitir ter-me tornado no profissional que ele e outros me ensinaram a ser, devo tudo. Sem ele não teria convivido, de início, com um dos melhores e mais saudosos grupos de jornalistas que terá existido neste País, não teria admirado a dignidade e camaradagem com que nos brindava no dia a dia aquela figura ímpar da cultura e do jornalismo, que tão bem sabia combinar as suas funções de director-adjunto do Diário de Lisboa com as de vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa e de Comissário-Geral da FIL.

De extrema modéstia, profunda cultura, sólida formação política, Mário Neves não mostrava minimamente ser a figura decisiva, citada por Hugh Thomas na História da Guerra Civil Espanhola, o único jornalista a testemunhar e a denunciar, então nas páginas de “O Século”, os fuzilamentos maciços que as forças rebeldes de Franco  executaram na Praça de Touros de Badajoz.

Quando a vida lhe causou profundos e irreparáveis desgostos, tão injustos e dolorosos quanto pode ser a perda inesperada e distante dum filho estremecido,  nunca Mário Neves perdeu a compostura digna, a resignação inteligente, a compreensão dialéctica do que é a vida e a morte. Foi um senhor, como o demonstrou ao servir Portugal como seu primeiro embaixador na União Soviética, logo a seguir ao 25 de Abril, tarefa a que se entregou apaixonadamente e finda a qual a doença e a hipocrisia o cercariam até, por fim, o abaterem, modesto e solitário, deixando para todos outra obra sua, A Capital,  vespertino que sobreviveu depois de o ter refundado.

MANUEL PACHECO DE MIRANDA

Manuel Pacheco de Miranda era um aristocrata - Jovial, não mostrando a passagem dos anos, sem dramatizar ou encenar a experiência de que dispunha, indefectível defensor de quantos com ele trabalhavam, o “Senhor Director” agarrou num pequeno e desacreditado jornal local e fez dele o maior diário português.

Foi simples: converteu-o na voz dos pobres e mais esquecidos; defendendo um pequeno núcleo de jornalistas contra tudo e contra todos; recrutando novos jornalistas capazes de entenderem os leitores, o espírito do jornal e “as ideias do Sr. Director”; andando tecnologicamente e empresarialmente à frente dos outros. Acabou presidente do Conselho Fiscal duma pequena empresa familiar que nunca deixou de ser sua.

Viajei com Pacheco de Miranda pelo Mundo, convivi com ele no Porto e em Lisboa. Conversámos sobre jornais e jornalismo. Avaliámos em conjunto o que a vida tem de bom e de mau para nos oferecer. Fui grande amigo de Eduardo Soares um dos seus apóstolos, tive a honra de colaborar no JN a convite seu e de conhecer o carinho caloroso dos seus leitores.

“O Senhor Director” deixou escola e seguidores. Mau grado hoje estar esquecido e mal tratado o seu jornal ainda é o número dois por muito que façam por o deitar abaixo.

Mário Neves e Manuel Pacheco de Miranda foram figuras muito diferentes mas ambos de superior grandeza no Jornalismo português. Não são recordados como mereceriam. Mas deixaram a marca da sua passagem por entre nós. Quem os conheceu não os esquece. Quem não os conheceu nem imagina como estes homens influenciaram as suas vidas.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Não há como um grande homem para reconhecer outros grandes homens. Reconhecer e homenagear. Assim é bonito. Parabéns.

31 de maio de 2021 às 14:09  

Enviar um comentário

<< Home