25.5.21

No "Correio de Lagos" de Maio 2021

Sempre que possível, esta página abre com uma “Nota de Humor”, e foi para essa função que, este mês, este “cartoon” foi escolhido. Mas trata-se de um humor triste, pois o corte de árvores, quando desnecessário, é um dos ABSURDOS da sociedade actual, que não poucas vezes assume o aspecto de crime-público — embora quase sempre impune, devido à insensibilidade de quem o poderia impedir. No entanto, em certas circunstâncias pode assumir contornos ridículos, como no episódio que Jorge Amado incluiu em “Terras do Sem Fim”:
Uma vez por ano, no Dia da Árvore, o manda-chuva lá da terra (um dos que, para a plantação de cacau, arrasavam todas as outras árvores sem dó nem piedade) juntava as criancinhas da escola, dava-lhes uma prelecção sobre o valor das árvores e, depois de um hino cantado em coro em louvor da Natureza, mandava plantar um arbustozinho raquítico — limpando assim a sua má-consciência.

 

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

O «Dia da Árvore» serve mais ou menos para isso. Entre nós, a ideia de plantar árvores em Março, quando a época das chuvas está a terminar, é ignorante e ridícula: a maior parte delas morre.

31 de maio de 2021 às 14:01  

Enviar um comentário

<< Home