7.5.21

OS DONOS DO 25 DE ABRIL

Por Joaquim Letria

Em Outubro de 1974, quando a BBC permitiu que eu cumprisse o compromisso de pre-aviso observado escrupulosamente para me libertar do contrato assinado por ambas as partes, carreguei dois contentores com livros e móveis, agarrei na minha mulher e no meu filho, despedi-me de muita gente por quem ainda hoje tenho amizade, apanhei um avião e vim para Lisboa dirigir a informação da RTP correspondendo assim ao convite que muito me surpreendera e honrara em Londres onde vivia desde Novembro de  1969.Foi assim que desembarquei no 25 de  Abril.

Não estive muito tempo nessas funções e, descontente com a utilização da RTP, depressa saí com um bando de grandes jornalistas, da RTP, RDP, Diário de Notícias e “Século”, depois dos saneamentos do Diário de Notícias e o escândalo do caso “República” para acabarmos  por fundar o semanário “O Jornal” que foi um grande sucesso na Imprensa Portuguesa com repercussões na Alemanha, no Brasil, Estados Unidos e, principalmente,  em França e Espanha.

Eu, e a minha família viemos para o 25 de Abril, fosse o que isto fosse e vivemos esses período apaixonante com o propósito de cooperarmos, ajudarmos e contribuirmos para a todo o progresso que ainda hoje é inegável, independentemente dos excessos e asneiras cometidos por um lado e por outro mas que duma maneira e de outra viria a fazer Portugal progredir e  abandonar a tristeza e o atraso da ditadura que  ficara para trás.

Uma coisa que sempre achei e na qual ainda hoje acredito é que o 25 de Abril foi e é do povo, depois dos militares, que derrubaram o Estado Novo, terem a grandeza de largarem o poder e o entregarem  ao povo que começava a  organizar-se em partidos para além do PCP que lutara e resistira durante mais de 50 anos. Portanto, para mim e milhões de Portugueses o 25 de Abril é do povo. E hoje continua a ser do Povo, não tem donos nem promotores de festas e eventos que podem e devem ser de quem  queira festejar. Daí a minha perplexidade em ver agora uns senhores armados em donos do 25 de  Abril a proibir que a Iniciativa Liberal se associe a uma manifestação com apenas quatro representantes. A IL é um partido democrático, com assento parlamentar, e ainda o ano passado desceu a Avenida da Liberdade em festa com todos os outros.

Por isso estou pasmado. Não foi para isto que voltei a Portugal e trouxe  o meu filho de Inglaterra. Assim, este não é o meu 25 de Abril, aquele que é do povo. Assim não há liberdade  nem tolerância. Fiquei muito triste ao ver um 25 de Abril com donos como este a que estamos a assistir… qualquer dia ainda o alugam…

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Domingos Pimenta said...

Olá Joaquim.
Bem que me lembro 'da tua chegada'.
De algum modo recordo bem esses tempos.

Forte abraço,
Domingos Pimenta

7 de maio de 2021 às 19:57  
Blogger José Batista said...

O semanário «O Jornal» foi uma fonte importante da minha formação em matéria de cidadania. Não o lia apenas, de ponta a ponta, estudava-o. No seu final restringiu-se, talvez, no campo político, até chegar ao fim. Mas valeu muito a pena. Grandes jornalistas, muitos dos que nele escreveram.

9 de maio de 2021 às 13:04  

Enviar um comentário

<< Home