Mais uma Lei-da-Treta? - II
O SR. MINISTRO do Ambiente quer também que os táxis passem a circular apenas 6 dias por semana - como na cantiga do António Mafra.
Este assunto é também aqui posto à discussão, sugerindo-se que se tenha em conta o seguinte:
Segundo a ANTRAL, actualmente já 2/3 dos táxis descansam um dia por semana. A medida só afectaria, portanto, 1/3 das viaturas.
Se a procura de clientes se mantiver, os carros que estiverem a trabalhar vão andar mais, em vez de estarem estacionados nas praças (fazendo o serviço dos que foram obrigados a parar). A poluição, portanto, manter-se-á sensivelmente a mesma.
Vejamos agora outros aspectos do problema:
Não teria mais sentido (como, aliás, sugerem os industriais do ramo) incentivar a passagem do diesel ao gás-natural, como sucede já (e há muitos anos) com os táxis de diversos países?
Não é bizarro um governo querer interferir numa actividade 100% privada, afectando quem investiu a contar com trabalho durante x tempo - que agora vê reduzido de 1/7?
Enquanto o automóvel-particular continua intocável (um rei-e-senhor que faz e ocupa o que quer e lhe apetece), o táxi, um transporte-público, é que é atacado.
Veneno: o Sr. Ministro saberá comparar essa sua pretensa economia com a quantidade inimaginável de CO2 que é lançada para a atmosfera nos fogos de Verão? Talvez não saiba pois, pelo menos este ano, estava de férias enquanto o país ardia...
Pergunta final: Alguém acredita SERIAMENTE que esta medida vá para a frente?
1 Comments:
Como sei que este blog é muito visitado, repito o que disse noutro sítio:
Bastava que os carros do Estado não circulassem depois das horas de expediente, ao sábado e ao domingo, para o assunto estar resolvido
Enviar um comentário
<< Home