Associação de ideias - II - Com prémio
Em homenagem aos anónimos da blogosfera, aqui fica a seguinte questão cujo prémio (a atribuir ao primeiro leitor não-anónimo que dê a resposta certa) é um exemplar deste livro de H. G. Wells:
«Por que razão uma pessoa que fosse totalmente invisível seria necessariamente cega?».
_
NOTA: Não se trata de uma anedota, mas sim de uma questão de Física (Óptica), por sinal já antiga.
-oOo-
A resposta certa já foi dada em «Comentário-1», pelo que se pede ao leitor que a deu que envie a sua morada para sorumbatico@iol.pt para que o prémio possa ser-lhe enviado pelo correio.
2 Comments:
Porque para uma imagem ser capturada é necessário que a luz atinja uma superfície de um material fotossensível (neste caso a retina do olho) que necessáriamente nunca podia ser transparente uma vez que se assim fosse os fotões de luz continuariam o seu trajecto não "excitando" esse material.
Ou seja é a mesma razão porque um filme fotográfico ou um sensor de imagem de uma câmara digital não poderem ser transparentes.
Luís Correia,
A sua resposta está certa, pelo que agradeço que me indique a morada para sorumbatico@iol.pt para envio do livrinho.
-----------------
NOTA: Outra resposta semelhante é a seguinte:
«Para que o indivíduo seja invisível, tem de ser transparente. Para ser transparente, tem de ter o mesmo índice de refracção que o ar (como sucede com vidro mergulhado em água). No entanto, nesse caso, a função de lente do cristalino deixaria de existir, pelo que as imagens não se formariam e o cavalheiro seria cego»
Enviar um comentário
<< Home