PASSEIO ALEATÓRIO
Meninas de 100 Anos
Por Nuno Crato
Por Nuno Crato
UMA PINTURA DE UM ARTISTA ESPANHOL feita em Paris comemora este ano o seu centenário em Nova Iorque. Construída laboriosamente ao longo de muitos meses que culminaram anos de tentativas e de evolução constante, Les demoiselles d’Avignon — assim é conhecida a pintura de Pablo Picasso (1881–1973) — foi concluída em 1907 e gerou imediatamente furor nos meios culturais de Paris e do mundo. Rompeu com alguns cânones artísticos quase intocáveis desde o Renascimento. Fez nascer o cubismo, onde desapareceu a perspectiva linear única, que apenas tinha sido conseguida trazendo para a arte conhecimentos de geometria e de óptica.
Com a perspectiva, os contornos dos objectos desenhados tinham na tela a mesma configuração que numa retina humana ou numa câmara escura. O cubismo substitui a perspectiva do observador estático pela de um observador que se movimenta imaginariamente em torno de um objecto. Uma cara vista de lado justapõe-se à mesma cara de perfil. É assim que Picasso acentua as três dimensões dos objectos, numa tela que tem duas.
Há quem tenha notado a semelhança entre esta abordagem e uma preocupação de físicos e de matemáticos da altura, nomeadamente de Henri Poincaré (1854–1912), em visualizar objectos de quatro dimensões em diferentes perspectivas tridimensionais.
No Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), onde o quadro se encontra desde 1939, depois de ter sido adquirido a um coleccionador privado, uma pequena exposição conta parte de história e enquadra Les demoiselles entre os seus antecessores.
Pena Nova Iorque não ficar mais perto!
Adaptado do «Expresso»
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2 Comments:
Nuno Crato: "Há quem tenha notado a semelhança entre esta abordagem e uma preocupação de físicos e de matemáticos da altura, nomeadamente de Henri Poincaré (1854–1912), em visualizar objectos de quatro dimensões em diferentes perspectivas tridimensionais."
Há (pelo menos) dois livros que exploram esse tema: um deles é "The Fourth Dimension and Non-Euclidian Geometry in Modern Art", Linda Dalrymple Henderson, Princeton, 1983 e o outro é "Einstein, Picasso", Arthur Miller, Basic Books, 2001.
so what? quanto paga o Expresso ao Crato para divulgar coisas que toda a gente sabe em tom de banalidade? Ó C(r)atilina...
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