6.2.05

O problema dos «MESMOS»

Se, no decurso de uma guerra, um órgão de informação referir as baixas de um lado e omitir as do outro, poderá não mentir (na rigorosa asserção da palavra), mas não estará a ser honesto - pois, recorrendo a verdades parciais, transmite uma imagem globalmente falsa do conflito.

Essa forma de manipulação é bastante subtil, na medida em que o que é dito até pode ser confirmado - são as tais meias-verdades, e se calhar foi para elas que se criou o aforismo "Com a verdade me enganas!".

*

Muito recentemente, foi-nos dito que Condoleezza Rice garantira que "Os EUA não tencionam invadir o Irão...".

Na realidade, ela disse isso... mas não disse só isso - pronunciou mais duas palavras, bastante esclarecedoras mas que muita gente desonestamente omitiu: «Os EUA não tencionam invadir o Irão por enquanto».

"Rice" quer, pois, "dar-lhes o arroz"...
*

Por cá, Santana Lopes declarou que não via mal nenhum num cartaz da JSD que mostrava uma fotografia de José Sócrates.
Só que a legenda que lá constava não era a que ele referiu - se fosse, de facto, «Sabe quem ele é?» não seria grave, mas era um pouco diferente.

A frase era «Sabe MESMO quem ele é?», e a palavra suplementar não foi enxertada por acaso, mas destinava-se a fazer passar a mensagem subliminar de que há alguma coisa escondida para além do que nós sabemos dele.

Aliás, Guilherme Silva confirmou-o ingenuamente na SIC-N ao salientar que se tratava de um cartaz da JSD, juventude naturalmente "irreverente" - uma "malandrice" dos meninos, portanto...

Pouco depois, e na mesma linha, apareceram outros cartazes (agora do PSD e já não dos garotos) com fotografias de conhecidos dirigentes socialistas e com a legenda «Quer MESMO que eles voltem?»

Curiosidade gramatical: em ambos os casos, MESMO é um advérbio.
*

Por sinal, o que preocupa muitos eleitores tem também a ver com essa palavra, especialmente se for utilizada na sua função de substantivo e não na de advérbio - levantando uma boa questão, aliás extensiva ao PS, ao PSD e ao CDS:

«Querem que voltem os MESMOS»?

E o que dizer da terrível versão híbrida «Querem MESMO (adv.) que voltem os MESMOS (subst.)?!