24.11.05

A diplomaCIA do "alegadaMente"

O ASSUNTO das alegadas prisões secretas e dos alegados voos secretos da CIA para países onde os suspeitos podem, alegadamente, ser tratados «com menos cerimónia» está a agitar a Europa.
Fotografia do 'Boeing 737', alegadamente ligado ao transporte de terroristas pela CIA, a descolar de Palma de Maiorca (Baleares) em 2004 - Imagem A.P.
Refere o «DN»: «O Conselho da Europa anunciou ontem a abertura de uma investigação formal sobre os alegados suspeitos de terrorismo islâmico detidos e transportados de forma secreta pela CIA na Europa».
Por cá, e muito bem, há quem tenha alguns cuidados:
Refere o «Público»: «O CDS-PP manifestou-se hoje contra as audições pedidas pelo PCP e Bloco de Esquerda ao ministro da Defesa, Luís Amado, e ao seu antecessor Paulo Portas, sobre a alegada utilização do espaço aéreo nacional por aviões da agência norte-americana CIA».

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Note-se que na legenda da foto (o texto é do «DN») os "transportados" não são "ALEGADOS" terroristas...

24 de novembro de 2005 às 12:11  
Anonymous Anónimo said...

E note-se que o avião da imagem não tem indicada (pelo menos bem visível) a companhia a que pertence.

Serão as "boas-companhias"?

24 de novembro de 2005 às 12:47  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

José Santos,

Sim, essa foto é muito melhor.
E a legenda respectiva também está boa:

A Boeing 737 with tail number N4476S is parked at Son Sant Joan airport on the Spanish island of Mallorca in this January 18, 2005 file photo. Spanish authorities have opened an investigation into allegations the CIA used the Spanish airport as a base for transporting Islamic terrorism suspects, Spanish Interior Minister Jose Antonio Alonso said on November 15, 2005.

The aircraft is one of those investigated by Spanish police according to Spanish newspapers. REUTERS/J.R./Files

24 de novembro de 2005 às 15:25  
Anonymous Anónimo said...

Portugal não vai investigar passagem por aeroportos nacionais

O Governo português não vai avançar com um inquérito interno à alegada passagem de aviões da CIA por aeroportos portugueses. Ao que a TSF apurou, Portugal vai responder ao apelo feito pelo Conselho Europeu, para que ajude na investigação, mas, internamente, não vai fazer qualquer investigação.

(...)

http://tsf.sapo.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF165979

24 de novembro de 2005 às 19:12  
Anonymous Anónimo said...

Faz bem o PS em NÃO INVESTIGAR:

1º - Fica dispensado de mentir

2º - Evita problemas com a CIA, agora que um seu velho amigo se candidata a PR

24 de novembro de 2005 às 19:15  
Anonymous Anónimo said...

Segundo notícia de última hora obtida junto de Fonte próxima da CIA os prisioneiros vão passar a ser transferidos em Camêlos através da Via Láctea.

25 de novembro de 2005 às 01:18  
Anonymous Anónimo said...

Há 34 voos suspeitos, que passaram por Portugal entre Junho de 2002 e Julho de 2004, e que poderão ter sido utilizado nas operações clandestinas da CIA, envolvendo rapto, sequestro e transporte de alegados terroristas.

Um deles fez escala no aeroporto de Santa Maria, nos Açores, em Novembro de 2003, e teve como destino a base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, onde os EUA têm concentrado - em regime de total isolamento - quase todos os elementos capturados no Afeganistão e no Iraque e que são acusados de terem pertencido às redes da Al-Qaeda e de Ussama ben Laden.

De acordo com os dados obtidos pelo DN, o voo em causa foi operado pela Richmor Aviation, uma companhia criada em 1967, e que é conhecida no mercado pelos serviços que presta à CIA e outras estruturas idênticas dos EUA.

Como qualquer companhia aérea, a Richmor Aviation, que está sediada em Houston, no estado do Texas, presta serviços a quem a contrata, razão pela qual um outro avião da empresa - o Gulfstream IV com a matrícula N227SV - foi avistado em Tires, em Maio deste ano. Só que desta vez, o aparelho da Richmor Aviation estava, aparentemente, ao serviço de alguns convidados do Laureus World Sports Academy, uma instituição de beneficência, que organizou uma noite de gala no dia 16, no Casino do Estoril.

Curiosamente, entre os 34 voos suspeitos detectados pelo DN, só 15 foram operados pela empresa Richmor Aviation. Os restantes pertenceram à Jeppesen Dataplan, uma outra companhia charter norte-americana, que tem três agentes autorizados em Portugal.

Ao que o DN apurou, quer os voos da Richmor Aviation, quer os da Jeppesen Dataplan que passaram por Portugal tiveram - pelo menos oficialmente - natureza comercial ou semelhante. O que poderá ajudar a explicar a ausência de quaisquer registos a nível governamental. Quanto mais não seja porque este tipo de voo não é, tratando-se de uma escala, habitualmente sujeito a qualquer controlo policial ou alfandegário. Salvo se existirem passageiros a embarcar ou a desembarcar ou cargas em trânsito. O que não aconteceu com 27 destes 34 voos. Nos restantes, três dos quais se destinavam a Marrocos e à Argélia, houve desembarque de passageiros 29 no total. Num outro voo, que em Setembro de 2002 se dirigiu para Cabul, entraram cinco passageiros. Nos dados recolhidos pelo DN não existem quaisquer registos de carga.

Assim sendo, e tendo apenas em conta as escalas dos voos efectuados depois dos atentados de Nova Iorque, e sobretudo depois das intervenções dos EUA no Afeganistão e no Iraque, Portugal dificilmente conseguirá saber o que ia a bordo destes aviões que fizeram escala nos aeroportos nacionais.

Segundo fontes consultadas pelo DN, mesmo que estes aparelhos tenham servido - e aparentemente alguns serviram - para o rapto, sequestro ou transporte de supostos terroristas capturados pela CIA, Lisboa não tem meio de o saber. E se soubesse, não existiria nenhum tipo de registo oficial. Isto porque, mensagens ou comunicações desta natureza - mesmo entre aliados - só são transmitidas (quando o são) oralmente. E sempre ao mais alto nível.

Apesar disso, há rotas que levantam mais suspeitas do que outras. E entre elas estão destinos tão diferentes como Rabat (Marrocos), Cabul (Afeganistão), Argel (Argélia), Baku (Azerbeijão) ou Tuzla (Bósnia-Herzegovina). Locais que têm vindo a ser referenciados nestas operações clandestinas que os EUA estão a efectuar à revelia do direito internacional. Um dos aparelhos mais apontados, o Boeing 737 com a matrícula N313P (Jeppesen Dataplan), já passou por cá. Foi em Agosto de 2003. Chegou de Argel e partiu para Baku.

Significativo, apesar disso, é que a esmagadora maioria destes voos operados pela Richmor Aviation e pela Jeppesen Dataplan tenham passado pelo Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e que só 12 tenham feito outras escalas cinco em Lisboa ou Tires; quatro em Faro; dois em Santa Maria; e um na Horta. O que poderá ser explicado com as taxas de ocupação e de movimento dos aeroportos.

http://dn.sapo.pt/2005/11/25/nacional/voo_suspeito_escala_acores_e_aterra_.html

25 de novembro de 2005 às 08:05  
Anonymous Anónimo said...

REACÇÕES NA HOLANDA

The Netherlands has warned Washington that if it continued to be secretive about reports of secret prisons in eastern Europe, Dutch contributions to US-led military missions could be affected, according to the ANP news agency.



"The US should stop hiding. It will all come out sooner or later," Foreign Minister Ben Bot told the Dutch parliament, according to ANP.

Bot added that the Americans "are on the border line" in their fight against terrorism. The minister would not say at what point the Netherlands might end their cooperation with the US.

"That remains a careful consideration of the importance of fighting terrorism weighed against the respect for human rights," he said.

He stressed that the Netherlands were still working with the US in several operations, in Afghanistan for example.

"We stress the fair treatment of prisoners and adherence to the Geneva Conventions," the minister added.

The Dutch government is set to decide next week on a possible new mission to the Afghan province of Uruzgan involving 1100 soldiers.

25 de novembro de 2005 às 08:46  
Anonymous Anónimo said...

ROMÉNIA:

Romanian centres

(...)

Meanwhile, in Romania, the leader of the far-right Romania Mare opposition party said that "torture centres have definitely existed in Romania, but that all trace of them have since been removed".

"As a Christian I cannot lie and I promised Mr van der Linden I would give him all the documents I have, which are based on information provided by Romanian secret service agents," Corneliu Vadim Tudor told AFP in a statement.

His comments came a day after the Council of Europe called on Romania to conduct an investigation into the allegations.

25 de novembro de 2005 às 08:48  
Anonymous Anónimo said...

POLÓNIA

Polish reaction

Elsewhere, Polish Prime Minister Kazimierz Marcinkiewicz said rumors of secret prisons in his country were being checked on Thursday.

"Even though they are just rumours they should be checked and they are being checked," he said following a meeting with British Prime Minister Tony Blair.

Press reports have said the US intelligence agency also operated secret detention facilities in eastern Europe, Afghanistan, Thailand and elsewhere to circumvent US laws protecting detainees, particulary restrictions on the use of torture.

Planes, allegedly operated by the CIA, have been spotted at airports in Finland, Germany, Hungary, Iceland, Italy, Poland, Portugal, Spain and Sweden as well as Morocco.

25 de novembro de 2005 às 08:49  
Anonymous Anónimo said...

Confrontado com as "alegadas malandrices" dos seus ex(?)-amigos da CIA, Mário Soares disse que isso seria muito grave, mas que era preciso provar primeiro.
Afirmação que é, aparentemente, de uma evidência cristalina.

Só que as acções dos Serviços Secretos são, em todo o lado, devidamente defendidas contra provas.

Assim, o mais que em geral se consegue em casos destes são indícios (mais ou menos fortes).

No entanto, um tribunal pode decidir na base deles, se forem bastante convincentes (foi o caso da morte da Joana, em que houve condenação por assassínio mesmo sem aparecer o cadáver).

Coincidências improváveis, factos não-esclarecidos, respostas que não são dadas, políticos que se recusam (sequer!) a investigar, etc.

Entretanto, e como já vai havendo presos desses libertados, começam a surgir depoimentos interessantes.
Ainda há dias, num canal de cabo, entrevistaram um infeliz que esteve preso por engano numa dessas prisões secretas.

25 de novembro de 2005 às 10:37  
Anonymous Anónimo said...

HOJE, PORTAS MUDOU DE IDEIAS:


Paulo Portas disponibilizou-se hoje para prestar esclarecimentos à Assembleia da República sobre a alegada passagem de aviões da CIA por Portugal, na qualidade de antigo ministro da Defesa do Governo de coligação PSD/CDS-PP.

O antigo governante garantiu hoje que desconhece a passagem por Portugal de qualquer avião ao serviço da CIA enquanto esteve à frente do Ministério da Defesa.

Anteontem, o CDS-PP manifestou-se contra as audições pedidas pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda ao actual ministro da Defesa, Luís Amado, e ao seu antecessor, Paulo Portas, sobre a alegada utilização do espaço aéreo nacional por aviões da agência norte-americana CIA.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1240030&idCanal=21

25 de novembro de 2005 às 12:30  

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