14.1.06

Um caso de infor-trôpegos?

A PROPÓSITO da bomba de ontem do «24 horas», um jornalista de um canal de TV explicou-nos que o que se passou foi MUITO simples:

A PT pegou no ficheiro Excel onde tem os registos, activou o filtro de dados para tapar o que não lhe era pedido pelo Tribunal mas, em vez de fazer um novo ficheiro só com os valores filtrados... enviou TUDO.

BRILHANTE!

Depois, houve alguém de má-fé que desactivou esse filtro (coisa que o filho da minha vizinha aprendeu a fazer aos 12 anos)... e leu o resto.

Se a PT estava confiante que estava a tratar com uma troupe de infor-trôpegos e inforfóbicos, não se enganou muito:

O Dr. Sá Fernandes (que ultimamente fala aos jornalistas em andamento enquanto masca pastilha-elástica) referiu-se ao assunto esclarecendo que não percebia nada de informática e que tinha entregue cópias das disquetes a um perito, e o Dr. Cluni informou-nos há pouco, na TVI, que «desactivar o filtro não é tarefa para qualquer pessoa».


Se, como nos disseram, se trata de simples ficheiros Excel, então o Plano Tecnológico deve mesmo é começar por essa rapaziada...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Chamam "violação de ficheiros informáticos" ao acto de clicar no ícone do "filtro de dados":

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1244723

UM ESPANTO

14 de janeiro de 2006 às 22:27  
Blogger josé said...

Não conhecia o vosso blog.

Espero que não façam como o JPP que tem medo, muito medo de certos magistrados que aponta como prepotentes arrogantes e justicialistas e que possam ler o que vou escrever:

Uma boa parte dos magistrados ( e conheço-os porque sou um deles, embora não assine todo o nome para que não me confundam naquilo que faço), não entende bem de informática. Alguns ainda nem usam sequer computador, embora isso seja raro e cada vez mais necessário.

Os advogados não são excepção.
Por isso, não fiquem espantados com a explicação simplória.

Aliás, se derem uma volta pelos blogs, verão que algumas pessoas se queixam de não saberem colocar postais e de não saberem lidar com a mais simples linha de comando de html.

Estamos em Portugal! A Irlanda fica uns milhares de quilómetros mais acima!

15 de janeiro de 2006 às 00:30  
Blogger josé said...

Para além disso, quero escrever aqui para dizer ao Carlos Pinto Coelho que o considero talvez o melhor entrevistador da rádio e que espero que refaça um programa de cultura como o que fez na tv.

Pronto! Acabaram os meus cinco minutos.

15 de janeiro de 2006 às 00:33  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O «O Público» (na edição de ontem, em papel) confirma que os ficheiros eram Excel.

Curiosamente diz que «eram em dois formatos: Excel e .zip».

Ai minha Nossa Senhora!!

15 de janeiro de 2006 às 17:13  
Anonymous Anónimo said...

"Cluni" ou "Cluny"?

Não sei, porque quando apareceu o nome dele em rodapé, eu tinha os olhos a chorar de tanto rir por causa do de mistério com que ele falava de um ficheiro Excel!

E pensar que "estarmos entregues aos cuidados" de milhares de info-analfabetos como ele!!

15 de janeiro de 2006 às 18:21  

Enviar um comentário

<< Home