24.4.06

Fascinante

A PAR DE COISAS detestáveis, há aspectos que os israelitas evidenciam sobre si que me fascinam. Por exemplo, fascina-me a franqueza com que assumem boa parte do terrorismo de Estado que praticam, sem desculpas nem disfarces.

Vem esta reflexão a propósito de um jornal como o "Harretz", uma espécie de "Diário de Notícias" de Israel, publicar em editorial a defesa do assassínio do Presidente democraticamente eleito do Irão.

"Assassinar Ahmadinejad é uma alternativa que parece cada vez mais razoável", escreve Amir Oren, editorialista do prestigiado jornal israelita. De resto, o jornalista dá a entender que a ideia não é sua, quando a estende a todos os governantes do Hamas, partido eleito para governar a Palestina, e diz que as forças de segurança de Israel estudam a eventualidade de uma acção desse tipo.

Com os melhores serviços de informações do mundo e com os mais sofisticados serviços de segurança, os israelitas dão-se ao luxo de não se fingirem ingénuos, como vemos os outros fazer. Fascinante.
«25ª HORA» - «24 horas» de 24 Abr 06

Etiquetas: