Tranquilizem o pessoal
PORTUGAL está uma confusão, ainda que podendo reconhecer-se o propósito do Governo de mudar muitas coisas que deveriam ter mudado há mais tempo.
Só que estas mudanças a que o Governo de José Sócrates se atira fazem lembrar aquelas obras na cidade do Porto para a "2001, Capital da Cultura", e que só agora estão a terminar, depois de durante mais de um lustre termos andado a patinhar na lama ou a morder o pó de um gigantesco e caótico estaleiro, a escorregarmos em Campanhã e a levarmos com as correntes de ar em Sá Carneiro.
Hoje, em Portugal, parece que se está a mexer em coisas de mais ao mesmo tempo. As crianças receiam novos programas e exames escolares e desconhecem que escolas vão frequentar, se não lhas fecharem; os bebés vão nascer a quilómetros de distância, ou mesmo no estrangeiro e há terras que deixam de ter filhos; os jovens não arranjam emprego; os empregados não têm segurança; os pensionistas temem o fim das pensões; os reformados desconhecem as reformas de amanhã; as pequenas empresas estão aterradas com o fisco e no temor da falência; em cada 10 escudos de gasolina pagamos 6 de impostos e o petróleo sempre a subir; a saúde já não é o que era; a Justiça é o que sabemos. Tranquilizem o pessoal!
Publicado no «24 horas» de 28 Abr 06
Etiquetas: JL
7 Comments:
o Joaquim letria nao pode criar o seu proprio blog?? as entradas dele aqui sao so' opinioes pessoais de ataque ao q nao gosta e parece-me q destoa do resto deste blog. ao inves, o CMR encontra temas e historias q dao q pensar, quer pelo insolito quer pela originalidade. se eu quisesse ler as opinioes de alguem, lia o abrupto ou outro qq desse estilo.
alem disso, na minha opiniao, as contribuicoes do joaquim letria nao estao ao nivel das restantes, muito melhor informadas. este post sobre o porto 2001 mostra o discurso sem originalidade sobre as obras do porto 2001 ignorando q o aeroporto nada tem a ver com o programa do porto 2001 e q campanha sofreu obras para agora ser um estacao intermodal com os autocarros e o metro.
e isso acontece pq, apesar de a cidade estar a definhar nas maos do rui rio, ha varias intervencoes a decorrer simultaneamente. mas esta observacao "porto2001" tb sera sintomatico da ideia q fora de lisboa nao pode haver mais do q uma obra a ser feita e a culpa disso nao e' do joaquim letria.
no fundo, e' tb essa a tranquilidade que ele procura...
Meu caro JC:
Vir dizer aqui que o Joaquim Letria deveria criar o seu próprio blog é precisamente a mesma coisa que lhe dizer que deve mudar a mesa da sala de jantar de sítio.
Os blogs servem para isso mesmo, para podermos lançar cá para fora e sem as condicionantes da profissão de cada um as nossas opiniões muito pessoais e que infelizmente tantas e tantas vezes temos de engolir.
A somar a isto tudo quer-me parecer que uma figura pública que emite as opiniões sem se esconder atrás de um nick tem de ser respeitada.
Em segundo lugar:
Não se poderá deixar os partidos de fora disto? Já todos nós percebemos que é PS. O Eng.º Nuno é que era bom. Mas se quiser um exemplo do Porto 2001/2/3/4/5 tem a Casa da Música.
Joaquim Letria sempre....
humor refinado, muito nível, sempre atento, não perco uma palavra dele, para além disso o sorumbático também é dele e mais três...nem mais.
na verdade tem razao. com distancia historica consegue-se ver q a derrapagem da cidade comecou algures entre o fim do 1o e inicio do 2o mandato do fernando gomes, acelerou com o nuno cardoso mas tornou-se evidente qd o rui rio se enclausurou dentro do edificio da camara.
quanto a MAUS exemplos de projecto, pessoalmente prefiro algumas das opcoes do metro do porto como a passagem por brito capelo em matosinhos. para mim esse e' o ex-libris da ma gestao camararia q em virtude de tentar promover um rua comercial, amputa grande parte da utilidade de uma linha de metro. mas nem o metro nem o aeroporto estao ligados ao porto 2001 como esta' a casa da musica e o JL associou-os (por erro), dai o meu comentario.
de resto, a minha opiniao e' tao valida como qq outra. este blog aceita comentarios por isso por aqui vou escrevendo. e apenas por isso referi os erros no comentario original dele e constatei q aquilo q ele tipicamente publica, na minha opiniao, nao segue o estilo inicial do sorumbatico (q eu tenha apercebido, o JL so recentemente comecou a publicar aqui). os posts do CMR sao do melhor q eu vejo escrito em portugues. os outros dois contribuintes registados neste blog raramente os vejo ou entao passam-me despercebidos por parecerem ter o mesmo estilo do CMR (entao as minhas desculpas a eles por nao lhes dar o merito!!).
o JL tem um estilo completamente diferente ja q parece uma coluna de opiniao como as q se ve nos jornais impressos. e por isso e' para mim um "odd one out" no sorumbatico e talvez ficasse, editorialmente, melhor num blog proprio. mas eu nao sou editor neste blog :)
apenas preferia ler um sorumbatico sem ele. a minha nao me adianta nada a nao ser ter de ler alguns erros e fazer scroll... mas q fique o espaco para quem se entretem com ele!
e apesar de achar q destoa, ha posts em q concordo plenamente com ele, outros em q fico indiferente e outros em q comento pq se enganou.
anyway, tenho de voltar ao meu trabalho. ate ja.
Caro JC,
1 - O J. Letria começou por escrever neste blogue há mais de 1 ano.
Publicou muitas crónicas (inéditas, segundo julgo), e até às 3 e 4 de cada vez!
(Agora já é tarde; de manhã, com tempo, vejo em que alturas foi).
--
Actualmente, só aqui tem afixado as crónicas que saem no «24 horas» de 2ª a 6ªf, mas há muita gente que as aprecia e não compra o jornal.
2 - Durante muito tempo, o Carlos Pinto Coelho publicou aqui, às 3ªs, a crónica que saía n' «A Capital».
Depois o jornal morreu, e agora escreve aqui mais raramente.
Os seus textos têm sempre o título «Acontece...», e ontem mesmo publicou um, inédito, com uma foto.
3 - O Nuno Crato afixa aqui as crónicas que saem no Expresso (versões papel e online), devidamente revistas e ilustradas, e às vezes mais completas (porque aqui não tem limitações de espaço).
4 - Quanto a mim, abri este blogue para dar continuidade à coluna que durante mais de 3 anos tive no Expresso ("Carta Branca").
No entanto, poderá ver MUITO mais em
www.janelanaweb.com/humormedina
e em
www.jeremias.com.pt
---
De vez em quando, convidamos outras pessoas a publicar aqui os seus textos (Saldanha Sanches, Alfredo Barroso, etc), e já por cá passaram muitos outros: Appio Sottomayor, José António Lima, Clara Ferreira Alves, Pedro Lomba...
Como prometido, aqui ficam os links para as primeiras crónicas de J. Letria no Sorumbático (Março 05).
As de CPCoelho começaram antes dessa data, e as de Nuno Crato depois
-------
Turismo da Morte
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/turismo-da-morte.html
Bocas a alimentar
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/bocas-alimentar.html
Roupa
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/roupa.html
Os melhores da Europa
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/os-melhores-da-europa.html
Negligência médica
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/negligncia-mdica.html
Gabardinas
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/gabardinas.html
Horas mortas
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/horas-mortas.html
Valer a pena
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/valer-pena.html
O meu navio
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/o-meu-navio.html
Factos e números
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/factos-e-nmeros.html
Enviar um comentário
<< Home