25.10.06

A mudança e a dança

RECENTEMENTE, interpelei alguns agentes da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, perguntando-lhes porque é que não faziam nada contra os carros estacionados em cima dos passeios que estavam ali mesmo debaixo do nosso nariz.
Todos argumentaram com a "falta de meios" (blocos de multas? Esferográficas? Bloqueadores? - Fiquei sem saber...), mas um deles foi mais claro e disse-me que as instruções que os agentes têm são no sentido de NÃO ACTUAREM contra essas infracções (salvo a pedido...), mas apenas contra as que afectam a fluidez do trânsito.
E mais disse que, no entender dos seus superiores, o ordenamento da cidade é uma tarefa que não compete à PSP - a CML para isso, tem a EMEL e a Polícia Municipal.

Seja. Mas como a primeira, até agora, só tem actuado nas suas zonas, e a segunda tem menos de metade dos efectivos necessários, o resultado está à vista em toda esta cidade de onde, cada vez mais, só apetece fugir. Por isso, é com prazer que vejo que as competências da EMEL passaram a ser alargadas - assim as saiba honrar.

Quanto à reacção negativa de alguns sectores da PSP, só me faz lembrar a história da senhora que estava a dançar com um cavalheiro que passava o tempo todo a pisá-la:
- Diga-me, o senhor gosta de dançar?
- Adoro!
- Então porque não aprende?
-
Publicado no «Público/Local-Lisboa» em 27 Out 06

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente é verdade: Lisboa transformou-se numa cidade de onde só apetece fugir!.
E o pior não é isso.
O pior, é que não se vislumbram quaisquer indícios de que vá melhorar.

A própria oposição na CML transformou-se numa paródia.
O PS está para Carmona Rodrigues como o PSD para Sócrates: ladram (e pouco!) mas não mordem.

Mas sejamos lúcidos:

Uma população que chegou a eleger Santana Lopes para Presidente de Câmara, e que meteu Carrilho a chefiar a Oposição... o que é que merece?

25 de outubro de 2006 às 12:06  
Anonymous Anónimo said...

Há uns meses perguntei a um agente da PSP que andava a rebocar carros mal estacionados junto ao Fonte Nova (Benfica) porque não "resolviam" o caso dos cerca de 20 carros que ali estavam há meses, na via pública, a ocupar lugares de estacionamento.

A resposta que obtive foi um encolher de ombros...

25 de outubro de 2006 às 12:49  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ainda este mês, em Lagos, um graduado da PSP disse-me que só multam os carros que estão em cima dos passeios se houver um pedido de alguém prejudicado!!

Quanto a rebocar, dizem que não têm sítio para pôr os carros.

25 de outubro de 2006 às 13:58  

Enviar um comentário

<< Home