7.11.06

Numb3rs/Núm3ros

VAI JÁ NA TERCEIRA semana a emissão portuguesa da série norte-americana Numb3rs. Não é apenas mais uma série. É um trabalho assinado por alguns grandes nomes do cinema, nomeadamente Ridley Scott, o realizador de «Blade Runner» e que conta no elenco com alguns grandes actores.
Mas tudo isso seria matéria apenas para crítica de televisão se a dita série não tivesse ambições de descrever aplicações da matemática a problemas reais, neste caso, de caça aos criminosos. Há algo de inverosímil em toda a série, sobretudo pela maneira mítica como se referem as fórmulas e equações. Mas os episódios são baseados em histórias reais e em casos reais de utilização da matemática para esclarecer casos de polícia. Há consultores científicos, e as próprias fórmulas escritas no quadro pela personagem do matemático, foram verificadas para se apresentarem correctas.
Os problemas também são geralmente descritos com bastante rigor. No último episódio, por exemplo, o matemático coloca um pêndulo no interior de um edifício que se suspeitava estar mal desenhado. Se o pêndulo fosse deixado a oscilar livremente, tenderia a manter-se num plano quase fixo, descrevendo um arco. Se ficasse a oscilar muito tempo, esse plano de oscilação rodaria ligeiramente, devido ao movimento de rotação da Terra. No episódio televisivo, o pêndulo oscila de forma diferente, descrevendo aproximadamente uma elipse, o que só pode acontecer se estiver sujeito a outras forças, neste caso, a movimentos do edifício devido ao vento. Na posse do conhecimento da altura a que está o pêndulo e da curva da sua oscilação, pode deduzir-se o movimento do edifício.
Pode parecer inverosímil, mas apenas porque é inacreditável o poder verdadeiro da verdadeira matemática.

Adaptado do «Expresso».

[Imagem: www.principia-malaga.com/images/pendulo.jpg]

Etiquetas: