16.12.06

«ACONTECE...»

Afinal… o Natal… não é bem o que se pensa

Não, 25 de Dezembro não foi a data do nascimento de Jesus. Desde há séculos que se sabe, com certeza, que Jesus nasceu no dia da Festa dos Tabernáculos, que é em Setembro e não em Dezembro.
Jesus não nasceu em Belém, numa gruta-estábulo, entre um burrinho e uma vaquinha. Jesus não nasceu em Belém mas em Nazaré – e por isso lhe chamaram sempre Jesus de Nazaré. Nasceu em casa dos pais e dos irmãos, que a Igreja Católica não admite que Jesus teve.
Os presépios tradicionais mostram sempre ovelhas e pastores em redor da gruta. Ora, em Dezembro faz muito frio em Israel e nenhum pastor apascenta o seu gado durante a noite.
A noite da Consoada não é uma noite de paz e de amor. Infelizmente, as estatísticas policiais do mundo ocidental têm mostrado que a véspera e o dia de Natal são os dias mais violentos do ano, principalmente com assaltos, roubos, suicídios e homicídios cometidos por gente com transtornos mentais.
O Natal é bom para as crianças. Mentira, dizem alguns pedo-psiquiatras. Quando uma criança pergunta “o que é que eu vou ter no Natal?” isso traduz a convicção de um falso direito, que, se um dia não for observado, provocará traumas e infelicidade na criança. Além disso, habitua-se as crianças a desejar ofertas com impaciência, ansiedade, avidez e inveja dos outros. Nada disso é bom para elas.
Natal é tempo de tranquila felicidade. Não é, pois não? Basta entrar nos centros comerciais para perceber. Se aquilo é tranquilidade e alegria… então eu prefiro a agitação e a tristeza de um bom cafezinho entre amigos.
Então já não há Natal? O Natal morreu, é isso?
Eu acho que não. Porque ele nunca foi autêntico em 25 de Dezembro mas pode ser verdadeiro todos os dias do ano.
Portanto, vivam os natais.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ora, agora é que fico triste. Parece que as coisas boas do Natal não superam as más. Ao menos não vou gastar férias nesta altura tão triste... E ofereço prendas na mesma? Que transtorno!

16 de dezembro de 2006 às 12:15  
Anonymous Anónimo said...

Quando se começou a comemorar o Natal em 25 de Dezembro ainda não havia estudos históricos que indicassem qualquer data mais fiável.

Assim, o mais certo é que os cristãos tenham escolhido a época do solstício de Inverno, pois as festividades romanas propiciavam uma trégua nas perseguições.

Mas não é só o "dia" do nascimento que se desconhece. O próprio "ano" também. Supõe-se, actualmente, que
Cristo tenha nascido alguns anos "antes de... Cristo"!

16 de dezembro de 2006 às 14:18  
Anonymous Anónimo said...

Jesus que para mim não é Cristo (Salvador de quê?) é uma figura apaixonante. Mais o seria se a cegueira fundamentalista da Igreja católica não nos tivesse roubado o conhecimento dos seus irmãos e seu pai. O conhecimento daquele homem normal, filho e irmão de gente normal, numa família normal. Gosto mutíssimo mais de Jesus do que da imagem que o Vaticano nos quer impingir dele.

16 de dezembro de 2006 às 15:58  
Anonymous Anónimo said...

E depois nem todos têm o Pai Natal em muito boa conta.Já ouvi muitos afro-americanos dizerem:"And if that old faggot comes OHOHOH on my roof, I'll give him a Christmas, and it sure ain't gonna be white."
Enfim,é o multiculturalismo.

16 de dezembro de 2006 às 21:08  
Anonymous Anónimo said...

linkei...

17 de dezembro de 2006 às 05:30  

Enviar um comentário

<< Home