O banquinho
Imagem cedida pelo seu autor, Artur Varanda
NO JÁ REMOTO ANO de 1964 fui aluno, no IST, do famoso professor Ilharco que se caracterizava, entre muitas outras bizarrias, por fazer perguntas rebarbativas supostamente dirigidas à inteligência.
Entre elas, havia uma que questionava «porque é que um tripé tem 3 pés» cuja resposta, por sinal, até era simples: «Se tivesse mais, haveria desperdício; e se tivesse menos, cairia».
Ora presumo que o Engº Carmona Rodrigues, sendo uma dezena de anos mais novo do que eu, já não deve ter sido aluno de tão famoso mestre que, no meu tempo, já estava à beira da reforma. De contrário, como é que se explica que ache que tem todas as condições para governar a CML mesmo que o número de apoios se restrinja a um único - por sinal ele próprio?
NOTA: Segundo ele, «Se todos os autarcas que são arguidos tivessem de suspender o seu mandato, o país parava» - e proferiu essa enormidade com um sorriso tão aberto...!
6 Comments:
Genial, a explicação de Fontão de Carvalho para o facto de, durante 3 meses, ter escondido que havia sido constituído arguido:
«Ninguém me perguntou...»
É digna de "Menino Tonecas"
O que ele disse é realmente Bestaial!
Medina
O velho Ilharco tinha razão. A simples cadeira com quatro pés é uma estrutura hiperestática e, tanto quanto me recordo da cadeira de Resistência de Materiais e Estabilidade, não permite calcular a reacção em cada pé com recurso às equações de equilíbrio da Estática ...
Jorge Oliveira
J.O.
Sim claro.
E é por um motivo semelhante (mas não exactamente igual) que as estruturas recticuladas (asnas, guindastes, pontes, etc) são "triangulares".
Curiosidade:
»(...) Carmona Rodrigues em 1973 entrou para o Instituto Superior Técnico tendo de imediato pedido transferência para a Academia Militar, onde concluiu a licenciatura em Engenharia Civil em 1978, como aluno civil (...)»
Eu tinha um professor que dizia que com três pés, era um tripé, com um pé era uma estaca! Não será assim com o carmona?
cartoonices
Enviar um comentário
<< Home