«ACONTECE...»
Ai Portugall Portugall
AS ÚLTIMAS EDIÇÕES da “Newsweek” têm trazido um anúncio, de cima abaixo de página par, convidando à participação mundial na próxima cimeira sobre Viagens e Turismo em Lisboa (10-12 de Maio). Este investimento – do Turismo de Portugal, entre outros – é oportuno e bem feito. Trazer para Lisboa um dos mais importantes eventos, sobre um dos mais importantes factores da economia portuguesa, é obra. E aplicar dinheiro na sua promoção, é inteligente e apropriado.
AS ÚLTIMAS EDIÇÕES da “Newsweek” têm trazido um anúncio, de cima abaixo de página par, convidando à participação mundial na próxima cimeira sobre Viagens e Turismo em Lisboa (10-12 de Maio). Este investimento – do Turismo de Portugal, entre outros – é oportuno e bem feito. Trazer para Lisboa um dos mais importantes eventos, sobre um dos mais importantes factores da economia portuguesa, é obra. E aplicar dinheiro na sua promoção, é inteligente e apropriado.
Fica por saber, no entanto, se a péssima ideia de borrar uma das nossas marcas mais firmadas em todo o mundo – Algarve – em vésperas da dita cimeira, foi distracção ou pura asneira. Anunciar com estrondo a nova designação Allgarve precisamente quando estão a chegar os maiores decisores e investidores turísticos do planeta, não só vai enfurecer ainda mais os próprios empresários algarvios como pode perturbar, na pior altura, a solidez de um “label” estabelecido.
Allgarve – que, traduzido à pele quer dizer “Tudo Garve” – é bacoco e, no mínimo, incompetente. Não se relançam marcas tocando-lhes no seu símbolo, mas acrescentando algo de novo à mensagem da sua imagem. Há anos, por exemplo, isso foi feito com felicidade e engenho quando os “freeshops” dos nossos aeroportos mandaram estampar sacos de plástico com letras em cores berrantes (legíveis a dezenas de metros) que diziam: “GOOD BUY PORTUGAL”. Um elegante e bem achado trocadilho entre o “good bye “ (adeus) e o “good buy” (boas compras) que não beliscava a marca (Portugal), antes lhe acrescentava frescura e apelo. Chama-se a isso criatividade publicitária.
Agora “Allgarve”? Que imperscrutável motivação semântica, semiótica ou apenas salivar jaz sob tão pacóvia elaboração? Disseram-nos que tinha havido ali dedo (leia-se cabecinha) de importantes consultores – estrangeiros e tudo! – a quem seriam devidas solenes homenagens por serem quem são, entre as quais homenagens se inclui o dever de silêncio respeitoso em caso de discordância. Disseram-nos mais: que a surpreendente proposta fora discutida e aceite à volta de uma mesa… portuguesa (com certeza?). Ó tristes figuras. Ai Portugall, Portugall !
Etiquetas: CPC
10 Comments:
Curiosidade histórica:
No pedestal da estátua de D. José está um medalhão com a efígie do Marquês de Pombal. Mas houve uma altura em que o que lá figurava era a imagem de um navio (podem ver-se as duas versões nas maquetes que estão no Museu da Cidade de Lisboa, no C. Grande).
Conta-se que o Marquês, desagradado (porventura já tinha caído em desgraça), comentou:
- Ai Portugal, Portugal, que vais à vela...!
O verdadeiro drama de Manuel Pinho é que nem sequer se apercebe das tristes figuras que faz.
É o primeiro responsável pela demolição da Casa de Garrett (de que é proprietário), é o tonto apanhado a 212 km/h (na mesma semana em que o Ministro do Ambiente quer que se ande a 118), é o parlapatão que vai dizer aos indianos e aos chineses que temos mão-de-obra barata...
Mas, se calhar, Sócrates precisa de ter no governo algumas destas "pérolas-parolas" para brilhar.
Não era preciso "fulanizar" o assunto. O homem tem feito bom trabalho, embora seja desajeitado. O que está em causa, e parece que foi isso o que se apontou, é a nossa eterna saloiice, de cócoras diante dos tais consultores. Viram a senhora loira que ajeitou o microfone do ministro na conferência de imprensa? Parecia que era a dona da casa. E devem ter ganho uma pipa de massa com o tal All garve. Aí é que bate o ponto, não é na multa de velocidade do Manuel Pinho. Digo eu e não me assino porque agora é politicamente incorrecto dizer bem do governo.
Pois... Mas, "como diz o outro", «isto anda tudo ligado», e que o homem é grunho, é...
Ainda recentemente o Prof. MRS pôs o dedo na ferida:
- Manuel Pinho é uma pessoa que tem dificuldades de expressão. ota-se que é uma pessoa que lê pouco...
Acho desmedido fazer de um simples trabalho de marketing uma discussão sobre cócoras e dignidade nacional. E eu assino-me.
Claro que não morre ninguém, claro que não é nada de grave, etc. etc.
Sucede apenas (e isso é do senso-comum) que é preciso ter algum cuidado ao fazer jogos de palavras com nomes de pessoas e de povoações.
É das tais coisas, como dizia o Mário Castrim e o Solnado, com que não se deve brincar de ânimo leve.
Tendo nós inúmeras palavras começadas por "AL", a paródia (uma vez começada) arrisca-se a nunca mais acabar: pode vir aí a promoção do Allentejo de Allqueva, etc.
-
Depois, o pessoal da Serra da Estrela talvez queira fazer uma campanha com a «Saw of the star», e por aí fora.
Duarte
Já agora, aqui deixo uma história verídica:
Em Macau, fui uma vez apresentado a um chinês que quis tomar nota do meu nome num papelinho.
A tarefa não se mostrava fácil, e apercebi-me de que o problema é que ele procurava desesperadamente equivalências fonéticas para "Ri-bei-ru".
Por fim, e como nunca mais saíamos dali, traduzi "Ribeiro" por "Little river", e isso foi o suficiente para que o homem, com um «Ahhh!» e um rasgado sorriso, lá escrevesse o "meu nome".
Se o fez em mandarim ou em cantonês, ainda hoje estou para saber...
www.tsf.pt
---
Mendes Bota denunciou hoje que a marca «Allgarve» já existe na Internet, pelo que considerou «lamentável» que o Estado pague a criativos que lhe venderam «um produto que não é original».
Num requerimento ao Ministério da Economia, entregue no Parlamento, o deputado social-democrata, eleito pelo Algarve, pergunta se «perante a situação aqui e agora denunciada, já considera ou não ser insustentável continuar a campanha nestas condições».
Mendes Bota revelou que o nome «Allgarve» - nome de um programa de eventos de promoção turística anunciado dia 16 em Lisboa - já existe desde 27 de Outubro de 2004 no sítio da Internet www.allgarve.biz.
Entretanto, o cidadão holandês que detém o sítio www.allgarve.biz, Klaas Eggens, assegurou que não tinha conhecimento da existência de uma campanha com o nome «Allgarve», mas garantiu que o seu domínio na Internet foi registado «há quatro ou cinco anos».
Isto ainda vai dar uma allgaraviada, vão ver. Olha se meia dúzia de profissionais de turismo algarvios fazem uma manifestação de protesto bem humorada à porta do tal Congresso de Maio! Tinha graça!
Enviar um comentário
<< Home