AS 10+1 DESCOBERTAS E INVENÇÕES DO SÉCULO
Por Carlos Fiolhais
EIS A MINHA PROPOSTA do "top ten" da ciência e da tecnologia do século XX. Tem o "bias" de ser físico, eu sei (ninguém é perfeito). A ordem é a cronológica. Aceita-se discussão...
1- A teoria da relatividade geral (1916) e a teoria do Big Bang (1927), a primeira porque é o triunfo do intelecto sobre o Universo e a segunda, consequência da primeira, porque é consolador saber que o Universo teve uma origem: a eternidade, a existir, é só para a frente...
2- A televisão (1923). Esta caixa mágica mudou o mundo e até de uma forma mais subtil: segundo o psicólogo norte-americano David Fluss, a televisão mudou os hábitos de acasalamento da espécie humana ao impor padrões de beleza visual, um facto que poderá ter consequências genéticas.
3- A teoria quântica (1926), porque nos permitiu compreender as moléculas, o átomo e o pequeno coração do átomo, isto é, a matéria de que são feitas todas as coisas (incluindo nós próprios).
4- O avião a jacto (1928), porque nos permitiu realizar o sonho de Ícaro, e a nave espacial (1957), relacionado com o primeiro, porque com a ida à Lua permitiu realizar os sonhos de Cyrano de Bergerac e de Júlio Verne. Como disse Tsiokolvski: "A Terra é o berço do ser humano, mas ninguém permanece para sempre no berço."
5. Penicilina (1928). Foi o primeiro antibiótico e mudou a relação de forças na luta entre a vida e a morte.Eu próprio já fui invadido por uma bactéria assassina e devo a minha vida aos antibióticos. Viver é a coisa que eu mais gosto de fazer. Viva a vida!
6- O computador (1941) e a calculadora portátil (1967), porque, ao fazerem os cálculos por nós, nos permitem antecipar rapidamente o futuro. Associam-se os dois porque a calculadora permitiu que o cálculo chegasse à nossa mão; o computador tornou-se entretanto portátil e, com a nanotecnologia, ameaça tornar-se invisível e entrar mesmo para dentro de nós.
7- O transistor (1947), porque hoje não podemos viver sem ele: está por todo o lado, aos milhões e milhões, e cuida de nós. Mudou completamente a nossa vida.
8- A estrutura do DNA (1953), porque com ela começámos a ter acesso aos segredos mais íntimos da vida. Esse conhecimento já nos permite hoje viver mais e melhor. E o nosso futuro já não pertence tanto a Deus como aos biólogos.
9- A pílula anticonceptiva (1960), pela liberdade que significou não só para as mulheres mas para todos. De certo modo mudou a nossa cultura.
10- A Internet (1983), porque o mundo que já era pequeno passou a ser ainda mais pequeno, passámos todos a ser vizinhos próximos na aldeia global. Com a rede das redes, mudaram as relações sociais e a humanidade tornou-se mais unida.
11- A decifração do genoma humano (2003), porque para já é o maior evento científico-tecnológico do século XXI. O futuro já começou!
«DE RERUM NATURA» 8 de Março de 2007 -[PH]
Etiquetas: CF
4 Comments:
Eu diria antes: A terra é o berço, e a humanidade está condenada a viver no berço, mesmo que acanhado.
Uma vez que se aceitam sugestões, eu aponto a tomada eléctrica e tudo o que ela pressupõe.
Ideia de Richard Duncan.
Não queria comentar a selecção feita por Carlos Fiolhais, mas apenas dizer que seria conveniente não confundir "descobertas" com "invenções".
E, já agora, dizer também que na electrotecnia e electrónica o termo correcto é "transistor", com acentuação na última sílaba, e não "transístor".
Jorge Oliveira
Jorge Oliveira,
Pois.
Uma "descoberta" é algo de novo (em termos de conhecimento humano), mas que já existe.
Uma "invenção", é algo de novo, também, mas que não existia antes de ser criado.
Assim, «um novo astro é descoberto»; «uma nova máquina é inventada».
A pedido do autor do texto, foram feitas as correcções sugeridas por JO no "Comentário 2".
Enviar um comentário
<< Home