Cristiano Ronaldo condecora Cavaco
Por Ferreira Fernandes
O Presidente vai condecorar Cristiano Ronaldo por ele ser "símbolo de Portugal". Bate certo, é jovem e emigrou. Nessa terça-feira, vou gostar de o ver a deslizar de joelhos no tapete da Sala Azul até à bandeirola de canto e apontar para o peito, para a fita tripartida (azul, branca e negra, disposta em pala) pendente ao pescoço, de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Mas, na verdade, pode ser pouco: ele só vai receber o terceiro grau da ordem (um pouco como o galardão de melhor marcador do campeonato), nas vésperas de o mundo lhe dar o primeiro, a Bola de Ouro.
Como costume, as coisas em Portugal acontecem sempre com algum atraso: seria preciso Cristiano Ronaldo ganhar o Campeonato do Mundo, a 13 de julho no Maracanã, para Belém o homenagear com o Grande-Colar, o topo (o seu lugar natural) da Ordem do Infante. Em todo o caso, a placa de Grande-Oficial já diz quase tudo: "Talent de bien faire". Bien faire a receber a bola no peito, bien faire a rasgar a defesa, bien faire a meter a bola no cantinho - talent é com ele. Quase tudo, mas faltando ainda o essencial. Ele é símbolo porque representa, mas sobretudo porque é exemplo. Aos 14 anos, menino pobre e longe dos seus, deixava o quarto da pensão da Duque de Loulé, ao fim de um dia de treinos, para vir, solitário, bater e rebater bolas no passeio da Avenida da Liberdade. Talento, sim, mas mais querer, sobretudo querer. Símbolo de Portugal? Quem dera.
«DN» de 4 Jan 14 Etiquetas: autor convidado, F.F
3 Comments:
Um "estoiro" este texto. O título e cada um dos seus parágrafos.
Olhem, a múmia que faz de presidente da república (grafo, de propósito, com minúscula) é que pode rejubilar nesse dia. Quem sabe se não vai achar-se muito mais merecedor da pensão?
Não tenho prazer em escrever isto, nem pretendo ofender o homenzinho, não pretendo, mas ofende-me o meu país ter um presidente assim. Ressalvo, no entanto, que ele foi eleito. E por isso está lá. Está e pronto. Havemos de esperar até que se vá.
Por respeito por nós.
Desconfio que isto da condecoração tem água no bico.
Não haverá aqui uma tentativa de sedução do team de marketing CR7?
Uma tentativa de reciclagem de imagem?
Este comentário foi removido pelo autor.
Enviar um comentário
<< Home