15.12.21

No "Correio de Lagos" de Novembro de 2021

 

Todos os anos, em 1 de Novembro, é recordado o terramoto de 1755 e, em 28 de Fevereiro, também não é esquecido o sismo de 1969 que, como se sabe, fez estragos consideráveis em todo o país, incluindo, obviamente, aqui em Lagos.
E foi a propósito do 50.º aniversário deste último que, em 2019, decorreu, nos “Paços do Concelho Século XXI”, uma sessão evocativa, que reuniu muitos e bons oradores, além de uma plateia numerosa de gente interessada.
Como não podia deixar de ser, falou-se da possibilidade (ou, melhor, “certeza”) de um futuro sismo, dado que a falha tectónica em causa continua activa.
E ficámos a saber que já é possível prever, com 30 minutos de antecedência, a chegada à nossa costa de um eventual tsunami o que, dados os meios de comunicação actualmente existentes, é suficiente para avisar e salvar muita gente.
Mas também ficámos a saber que há dois problemas: antes de mais, os trâmites necessários (desde a chegada do aviso às entidades competentes até à sua divulgação) consomem esses preciosos 30 minutos...
Depois, não existe grande receptividade entre “certas pessoas” para abordar o assunto, porque acham que falar em tsunami seria prejudicial para o turismo!
Assim, o mais que se conseguiu fazer foi colocar o AVISO que a imagem mostra e, mesmo assim, apenas na Praia da Batata.

Etiquetas: ,