20.3.05

Turismo da Morte

Dia a dia, a Suíça vê aumentar aquilo a que já chamam o “Turismo da Morte”, viagens de doentes com dinheiro que ali vão para praticarem a eutanásia e morrerem com a qualidade com que puderam viver.
Interessante a componente “turística” nesta coisa da morte. Os que defendem o aborto também alegam que quem pode vai a Espanha, ou Inglaterra, para abortar legalmente, enquanto as que não têm possibilidades de viajar têm filhos indesejados , se sujeitam a condições clandestinas perigosas ou caiem no infanticídio . O tempo tem comprovado que a injustiça não está nas posses, mas na gravidade do acto de julgar de alguém que pode dispor da vida de outro.
Já que tem de ser, todos desejamos uma boa morte, rápida, indolor, com algum carinho familiar, se possível, e assistência médica até final. Mas não ficaria mal à Suíça preocupar-se mais em tratar enfermidades e empenhar-se no combate às suas causas do que se limitar a aproveitar este novo “nicho de mercado” que a Holanda também desenvolve e que a inevitabilidade da morte de todos os seres humanos torna num negócio de lucro garantido. Já viram algum cangalheiro fechar a porta?!

Etiquetas: