30.9.05

Um "post" antes do tempo

HÁ dias, colocou-se aqui esta sequência fotográfica acompanhada do seguinte texto:

«Quando um líder avança sem ter em conta o que pode acontecer aos seus seguidores...»

Agora, mais parece uma alegoria da cândida candidatura de Manuel Alegre e dos seus apoiantes (M/F) que foram ficando pelo caminho.

Com o devido respeito, parece-me ver, na última imagem, o poeta com a sobrevivente Helena Roseta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Crónica de Vicente Jorge Silva no «DN» de hoje:

Manuel Alegre assumiu definitivamente o papel de D. Quixote e decidiu avançar sozinho para Belém. Já não conta sequer com o apoio de dirigentes do PS que ainda lhe permaneciam fiéis depois da declaração de candidatura de Mário Soares mas que acabaram por abandoná-lo em nome da disciplina partidária. Aliás, não perdeu tempo em comunicar- -lhes a decisão, talvez por saber que já não podia contar mais com eles. Ou sobretudo porque preferiu levar até ao fim a ficção do seu já famoso conto O Quadrado e vestir a armadura da solitária personagem épica que é o seu alterego.

Alegre é confortado por algumas sondagens que valorizam o potencial da sua candidatura e até o creditam como o candidato da esquerda que poderia obter um melhor resultado contra Cavaco na segunda volta. Perante um Cavaco ganhador, de forma esmagadora, em qualquer cenário, Alegre teria pelo menos a consolação simbólica de ultrapassar Mário Soares, apesar do apoio do aparelho socialista ao ex-Presidente. Acontece, porém, que Alegre aposta ainda na possibilidade de sair triunfante da peleja derradeira. Aparentemente, ele acredita no poder mágico do gesto poético que redime até o motivo inconfessável do seu combate (e do seu ressentimento). Um motivo chamado Mário Soares.

A fidelidade afectiva não é, decerto, um argumento para os que vêem a política como um universo onde apenas imperam a frieza e o cinismo das razões. Mas representa uma das poucas âncoras que restam em tempo de crise de valores. Soares menosprezou o capital dos afectos - que sempre foi a sua maior arma política - ao tratar Alegre como um trapo velho. Isso não passou despercebido aos eleitores e Alegre tornou-se o grande calcanhar de Aquiles da campanha de Mário Soares. Mesmo que ainda acabe por desistir do combate contra os seus moinhos de vento, Alegre já relegou Soares para o papel de Sancho Pança.

30 de setembro de 2005 às 23:34  

Enviar um comentário

<< Home