27.12.05

O tsunami de 2005 - III

TODOS nos recordamos que, aquando do maremoto de 26 de Dezembro do ano passado, o sistema de alerta de tsunamis, no Pacífico, até funcionou e, apesar de não pertencer aos países que viriam a ser mais afectados, o alarme teria servido para poupar MUITOS milhares de vidas se tivesse chegado a tempo aos interessados. Mas, ou por ser domingo ou por qualquer outro motivo (nomeadamente por deficiências de comunicações), tal não sucedeu.

Mais escandaloso, ainda, foi o que se passou na costa oriental de África, onde o tsunami demorou mais umas horas a chegar e onde as pessoas foram apanhadas totalmente desprevenidas.

Como se sabe, os portugueses também têm uma história dramática desse género para contar, pelo que todos nós, nessa altura, nos interrogámos: «e se fosse cá?» - pergunta que, evidentemente, já caiu no esquecimento...

Entretanto, lá para os lados da Ásia, está a fazer-se qualquer coisinha:

As Nações Unidas estão a coordenar um projecto internacional para a instalação de equipamentos de detecção precoce, a Tailândia está a instalar umas torres, a Índia está a tratar disso... e o Sri Lanka, talvez devido à influência dos portugueses de quinhentos... não tem nada em marcha mas... já aprovou legislação!

NOTA: Algumas destas entidades queixam-se de falta de verbas, realidade essa que deverá ser confrontada com a outra (aqui referida ontem) que nos diz que há verbas em excesso (!) e que, por isso, ainda não foram entregues...