30.12.05

Uma cândida candidata

POR MUITO pouco, e apesar de ter entregue mais do que as 7500 assinaturas necessárias, Manuela Magno não conseguiu resolver o problema que afectava algumas delas, ficando assim impedida de participar na campanha eleitoral.
Segundo alega, muitas Juntas de Freguesia não enviaram, no prazo a que legalmente estão obrigadas, as necessárias certidões de capacidade eleitoral.
Claro que, pelo que conhecemos da realidade nacional, o mais provável é que Manuel Magno esteja cheia de razão.
Mas o certo é que me fez lembrar uma história verdadeira que um dia ouvi Solnado contar - a propósito de falhas que, pura e simplesmente, NÃO PODEM ACONTECER:
Um dia, alguns actores que deviam actuar num teatro do Porto, não chegaram a tempo porque o comboio que os transportava se atrasou mais do que o habitual.
Assim, e como o espectáculo não se podia realizar, foi preciso vir à boca-de-cena explicar à assistência que enchia a sala o que se passara.
No entanto, quando, porventura, se esperava a compreensão do público («Coitados, eles não tiveram culpa que o comboio se atrasasse...») houve alguém que proclamou uma grande verdade:
- Tivessem vindo ontem!

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bernardo,

Acredito que, com os meios que tinha, não podia fazer melhor.
Mas o certo é que deixou para a última hora do último dia (15h do dia 23).

O risco era grande demais, como se confirmou.
Recorreu, e fez muito bem.
Veremos se tem sorte - espero bem que sim, até porque uma das assinaturas é a minha...

31 de dezembro de 2005 às 11:37  
Blogger cãorafeiro said...

acho que a justificação não faz sentido.

dou o meu exemplo. eu quis ser propositor da candidatura do manuel alegre. tirei o formulário da internet, fui à junta de freguesia, que mo devolveu o certificado de capacidade eleitoral DOIS dias depois. nesse mesmo dia encviei os documentos por correi para o apartado que a candidatura indicava.

tudo isto foi feito há mais de dois meses.

não tive o menor problema na junta, nem poderia ter, pois este certificado resulta de uma verificação se o meu nome consta dos cadernos eleitorais... e isso faz-se sem qualquer dificuldade.

se por acaso a juta me tivesse criado problemas, eu teria avisado a candidature e queixar-me-ia à comissão nacional de eleiçoes.

curiosamente não ouvi falar de nenhum exemplo concreto de falhas dete tipo por parte das juntas de freguesia.

1 de janeiro de 2006 às 18:39  

Enviar um comentário

<< Home