Curiosidade - Pergunta
ACABA de ser noticiado que o Canal do Panamá vai ser alargado, facto esse que me fez lembrar uma curiosidade relacionada com ele:
Em todo o lado, as eclusas (como as que se vêem na imagem) servem para fazer com que os navios possam vencer desníveis de água, em canais ou em rios.
Fecha-se uma divisória estanque, abrem-se umas válvulas e fecham-se outras, e quando a água está ao mesmo nível dos dois lados abre-se a divisória e o navio passa - para o que, naturalmente, é preciso voltar a ligar os motores.
No entanto - e era aqui que se queria chegar - na última eclusa do Canal do Panamá (quando o canal desemboca no Pacífico) os navios não precisam de ligar os motores para que o navio saia para o mar!
Porquê?
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NOTA: A resposta (pelo menos tal como ma contaram...), está em "Comentário-2".
2 Comments:
Porque na última eclusa não haverá desnível a vencer ( os motores já vêm ligados )
Vou dar a explicação que li algures:
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Ao longo de todo o Canal, as comportas abrem, como sempre, quando o nível da água é igual dos dois lados.
No entanto, na última (do lado ocidental), há água do mar do lado de fora (mais densa) e água menos densa do lado de dentro, continental.
O equilíbrio hidrostático é então atingido com um nível de água ligeiramente superior do lado de dentro.
Devido a esse facto, quando as comportas se abrem cria-se uma corrente de dentro para fora que empurra os barcos para o mar.
Inversamente, um navio que venha do Pacífico e queira entrar, terá de esperar algum tempo até que os 2 níveis fiquem iguais.
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NOTA: Não sei se o facto (ainda) é verídico. Talvez fosse assim só no início do funcionamento do Canal. De qualquer forma, a explicação tem lógica e é interessante.
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