25.10.06

Curiosidade - Pergunta

ACABA de ser noticiado que o Canal do Panamá vai ser alargado, facto esse que me fez lembrar uma curiosidade relacionada com ele:
Em todo o lado, as eclusas (como as que se vêem na imagem) servem para fazer com que os navios possam vencer desníveis de água, em canais ou em rios.
Fecha-se uma divisória estanque, abrem-se umas válvulas e fecham-se outras, e quando a água está ao mesmo nível dos dois lados abre-se a divisória e o navio passa - para o que, naturalmente, é preciso voltar a ligar os motores.
No entanto - e era aqui que se queria chegar - na última eclusa do Canal do Panamá (quando o canal desemboca no Pacífico) os navios não precisam de ligar os motores para que o navio saia para o mar!
Porquê?
-
NOTA: A resposta (pelo menos tal como ma contaram...), está em "Comentário-2".

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque na última eclusa não haverá desnível a vencer ( os motores já vêm ligados )

25 de outubro de 2006 às 14:31  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Vou dar a explicação que li algures:

----

Ao longo de todo o Canal, as comportas abrem, como sempre, quando o nível da água é igual dos dois lados.

No entanto, na última (do lado ocidental), há água do mar do lado de fora (mais densa) e água menos densa do lado de dentro, continental.

O equilíbrio hidrostático é então atingido com um nível de água ligeiramente superior do lado de dentro.
Devido a esse facto, quando as comportas se abrem cria-se uma corrente de dentro para fora que empurra os barcos para o mar.

Inversamente, um navio que venha do Pacífico e queira entrar, terá de esperar algum tempo até que os 2 níveis fiquem iguais.

-
NOTA: Não sei se o facto (ainda) é verídico. Talvez fosse assim só no início do funcionamento do Canal. De qualquer forma, a explicação tem lógica e é interessante.

25 de outubro de 2006 às 16:27  

Enviar um comentário

<< Home