30.12.06

Os meus factos e figuras de 2006

Figura nacional do ano: José Sócrates. Poderia ser Cavaco Silva, primeiro Presidente de direita depois do 25 de Abril, só que até ao momento o seu consulado tem sido um aborrecimento. Sócrates está menos fresquinho, mas durante 2006 ninguém o agarrou. Por enquanto, não se percebe qual é a sua maior vocação - mudar ou mandar? Sócrates manda para conseguir a mudança ou apenas muda para mostrar quem manda? A resposta a esta pergunta embrulhada é o que separa um grande líder de um pequeno tiranete. O que será?
Acontecimento nacional do ano: "Apito Dourado". Que a corrupção infesta o futebol é tão evidente quanto ao dia suceder-se a noite. O processo "Apito Dourado" apenas confirma uma evidência, com esta graça adicional: estava em estado comatoso até um livro salgado o vir ressuscitar. A prosa de uma amante ressabiada teve mais força do que o Ministério Público e a Judiciária. Idiossincrasias da justiça portuguesa, que vai chapinhando nas águas da amargura.
Figuras internacionais do ano: Nicholas Stern e Al Gore. O nome de Stern não é propriamente conhecido, mas o autor do relatório sobre o aquecimento global encomendado por Tony Blair corre o sério risco de ficar na História. Pela primeira vez, foi colocado um número nos custos das mudanças climáticas, cada vez mais o grande tema - e a grande preocupação - do século XXI. A coisa é tão importante que até um morto-vivo chamado Al Gore, até há pouco o político mais aborrecido da América, se transformou em guru da causa ambientalista à boleia do documentário Uma Verdade Inconveniente.
Acontecimento internacional do ano: Crise dos cartoons e discurso do Papa em Ratisbona. Os cartoons não mostraram a intolerância da rua islâmica: mostraram, em primeiro lugar, a facilidade com que o Ocidente abdica de valores fundamentais, como a liberdade de expressão. Ironicamente, teve de ser um Papa conservador a colocar as coisas no seu lugar: o Ocidente é o lugar onde a fé hebraica se uniu ao logos grego, e essa é a mais preciosa das nossas heranças.
João Miguel Tavares
«DN» de 30 Dez 06 [PH]