10.1.07

A Conta do Recado

PORTUGAL VAI TER uma Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) para ajudar a Assembleia da República em matérias relacionadas com as finanças públicas, principalmente com o Orçamento de Estado e acompanhamento da sua execução.
Portugal já tem o Tribunal de Contas, que aprecia a gestão e vigia a legalidade das receitas e despesas, a Direcção Geral do Orçamento(DGO), através do qual o Ministério das Finanças controla a política financeira do Estado, e uma comissão parlamentar permanente, de 27 deputados, especializada em Orçamento e Finanças, para verificar o cumprimento das leis da AR.
Tantos a vigiarem-se uns aos outros, a culpa tem de morrer solteira, após tão interessantes intercâmbios de “know-how”. Se a UTAO serve para alguma coisa, para que serve o Tribunal de Contas? Se a DGO funciona, para que serve o Tribunal de Contas? Se a Comissão de Orçamento e Finanças se justifica, para que serve a DGO e o Tribunal de Contas? Se é preciso tanta gente a vigiar o dinheiro da gente, para que serve o Tribunal de Contas? O Tribunal de Contas, sozinho, não daria conta do recado?! Alguém explica!?
«25ªHORA» - «24 horas» de 10 Jan 07

Etiquetas: