14.5.07

O «Princípio de Peter» no País do Faz-de-Conta



A anedota completa pode ser lida em:
As Leis-da Treta não proliferam só devido à inacção dos que não fazem aquilo para que lhes pagamos - também contam com a preciosa ajuda dos que não deixam fazer.
Se, no post anterior, se criticava a passividade de algumas autoridades policiais no que toca à repressão do estacionamento selvagem, neste caso sucede o oposto:
Uma autoridade que se tem mostrado altamente eficiente, a ASAE, vê o seu trabalho em risco de ir para o lixo.
Por sinal, «O Princípio de Peter» já referia, há muitos anos, que certos problemas tanto podem ser criados por incompetentes como por super-competentes. Estamos a ver o que pode suceder quando se juntam ambos.
-oOo-
NOTA: Ainda há poucos dias, fomos informados de que cerca de 40.000 contra-ordenações de trânsito, a cargo da DGV, estão em risco (ou em vias...) de prescrever.
Ou seja: tal como no caso da ASAE, há agentes de autoridade que cumprem o seu dever (aplicando as multas), a que o Estado responde com a sua proverbial e magestática incompetência. Nada melhor do que isso para a desmotivação de que se queixam muitos agentes com quem tenho falado.

Curiosamente, quando, há mais de 10 anos, estive em Macau (ainda sob administração portuguesa), explicaram-me que já há muito tempo tinham esse problema resolvido: as multas não-pagas ficavam, simplesmente, à espera dos condutores nos postos de Inspecção Periódica Obrigatória, onde o carro ia parar mais cedo ou mais tarde, e de onde não saía até a situação estar regularizada...