3.6.07

PASSEIO ALEATÓRIO

Clubes de Matemática
Por Nuno Crato
NA PASSADA SEXTA-FEIRA, teve lugar, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, na Escola Politécnica, uma Feira da Matemática, com actividades durante todo dia. Houve jogos matemáticos, conversas com autores de livros, percursos por várias exposições que estão de momento patentes no Museu e até magias matemáticas. Na véspera, tinha sido inaugurada no mesmo local uma exposição comemorativa do centenário de António Aniceto Monteiro, um dos grandes impulsionadores do movimento matemático dos anos 1940.
No sábado, prosseguiram aí várias destas actividades, que se destinam a jovens dos 5 aos 85. Há uma exposição sobre os 70 anos da «Portugaliae Mathematica», a única revista de investigação internacional nesta área feita a partir do nosso país. Há um Clube de Matemática no museu. Há «Oficinas e Jogos», com desafios seleccionados das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Há construções de relógios de sol. Há conversas sobre ciência e banda desenhada (16h). E há muitas outras actividades (http://clube.spm.pt).
Segunda e terça haverá um colóquio internacional sobre Aniceto Monteiro, que junta matemáticos e historiadores vindos de vários países, nomeadamente Inglaterra e Argentina, país onde o matemático português viveu grande parte da vida, impedido que foi pelo regime salazarista de prosseguir a sua actividade científica em Portugal.
As comemorações são mais do que uma homenagem ao nosso compatriota. Coincidem com o lançamento do Clube de Matemática para jovens. É uma ideia por que Aniceto Monteiro muito se bateu e tudo o que se está a passar no Museu de Ciência será talvez a melhor homenagem que poderia ser prestada a este nosso matemático.
Adaptada do «Expresso».
NOTA: Para que possa ter utilidade a informação dada no penúltimo parágrafo, a publicação desta crónica no SORUMBÁTICO foi antecipada de 3ª feira para hoje.

Etiquetas: