9.7.07

O UNIVERSO EM BANDA DESENHADA

Por Carlos Fiolhais
DURANTE MILHARES DE MILHÕES DE ANOS, o Universo existiu sem sexo. As células vivas dividiam-se simplesmente ao meio sem se cruzarem. Até que, a certa altura, como mostra a “História do Universo em Banda Desenhada I” (Gradiva, 2007), as cadeias de ácido nucleico de uma célula se começaram a juntar às de outra. Diz uma das células na página 17, coladinha à outra: “Só estou a fazer isto, Anita, porque quero que os teus descendentes sejam uma melhoria em relação a ti!” Responde a outra: “Egoísta!” E comenta o autor duas páginas mais adiante: “O sexo era bom para as diferenças individuais e as diferenças individuais eram boas para a sobrevivência. Os seres sexuais sobreviveram e os que se saíram melhor foram os que gostavam mais de sexo – razão por que o sexo sabia bem então, sabe bem agora e só pode saber melhor ainda amanhã!”
O autor é Larry Gonick, um cartunista norte-americano, que tem formação científica avançada (completou uma licenciatura e um mestrado em Matemática na Universidade de Harvard). No seu sítio orgulha-se de ter habilitações a mais para a sua profissão. O livro que saiu agora em português é o primeiro de uma série de quatro – até ver... - que nos trazem desde o “Big Bang” até à Revolução Americana. O terceiro da série ganhou o Harvey Prize, uma espécie de óscar dos livros de cartunes.
O facto de esses livros serem aos quadradinhos pode enganar, levando a pensar que se trata de livros “light”. Não são: são apenas leves no sentido em que tratam a ciência e a história mais pesadas de um modo original. O primeiro volume tem, como os outros, uma extensa bibliografia no final. E vê-se que o autor estudou muito os assuntos antes de lhes pegar com o seu lápis aguçado e o seu humor inconfundível. Não é fácil ser leve quando o assunto, como a teoria da evolução, é pesado. O astrofísico Carl Sagan comenta na contracapa: “O volume 1 é extraordinário”, ao que o arqueólogo Richard Leakey acrescenta: “Não é simplesmente uma BD, mas uma boa história, que me dá gosto recomendar”. A mim também.
«Sol» - 30 de Junho de 2007 - [PH]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger anarresti said...

e estou muito agradecido pela recomendação! vou ver se encontro o livro.
obrigado!

9 de julho de 2007 às 15:38  

Enviar um comentário

<< Home