«São bandidos, mas cá da nossa terra!»
NESTA publicação de - apenas - uma dúzia de páginas, podem ler-se algumas considerações de Fernando Pessoa, tão certeiras quanto actuais, acerca do provincianismo lusitano. Uma das características analisadas é a obsessão pela "minha terrinha" - não será isso o que se passa quando políticos (de Marcelo Rebelo de Sousa a José Sócrates) apoiam Durão Barroso essencialmente por isso? Será que essas pessoas, se tiverem de procurar alguém para lhes gerir os negócios privados, vão colocar esse critério à frente de outros - como o passado, a seriedade, a competência...? Então, porque é que para um cargo político de topo, na Europa, já o adoptam?
Passatempo com prémio:
Num livro de Graham Greene, há um episódio em que são julgados uns contrabandistas que, além de terem sido apanhados em flagrante, mataram um guarda. Os réus são 'velhos conhecidos' das autoridades, os crimes são dados como provados, mas os jurados, por unanimidade, absolvem-nos... porque são da sua terra, enquanto o morto é de outra.
Pergunta-se: qual o título desse livro? O prémio, a atribuir ao 1.º leitor que der a resposta certa, será um exemplar de O Cônsul Honorário, desse autor. Cada leitor poderá dar uma única resposta. Actualização (12h22m): a resposta certa já foi dada no comentário-4.
Etiquetas: CMR, Passatempos
5 Comments:
Costuma dizer-se que os portugueses querem ver os corruptos todos na prisão, excepto três:
Os da sua terra
Os do seu partido
Os do seu clube
O passatempo não tem prazo-limite.
No entanto, se a resposta demorar serão aqui fornecidas "dicas".
1.ª dica:
O livro é de 1929.
Julgo que a resposta é "The Man Within".
Sim.
É referido como sendo o 1.º romance de Greene.
Em Portugal, foi publicado pelo «Círculo de Leitores» com o título «O Outro Eu».
--
Escreva para sorumbatico@iol.pt indicando morada, pf.
Enviar um comentário
<< Home