24.8.09

Incêndios Florestais - Passatempo com Prémio

RECENTEMENTE, uma notícia dava-nos conta de que desconhecidos haviam alterado dados sobre as áreas ardidas em Portugal. O desmentido não tardou, e até pudemos ouvir um responsável a declarar, na TV, que há quem faça os contróis (sic) dos dados inseridos - pelo que, pelo menos por aí e no que toca à qualidade do serviço, podemos estar sossegados.
O certo é que os incêndios (e a forma como são - ou não - combatidos) têm uma componente política bastante acentuada, porque envolvem aspectos que vão do Ambiente à Justiça, passando pelo Ordenamento do Território, pela Agricultura e pela Segurança; e estando à porta duas importantes eleições, é de esperar tudo e mais alguma coisa no que toca à gestão político-partidária de tão 'escaldante' tema.
.
Como já se percebeu, os leitores do Sorumbático são desafiados a pronunciarem-se sobre este assunto até às 20h do próximo dia 27, quinta-feira. O autor do melhor comentário poderá, depois, escolher um dos dois livros que se vêem [aqui], cabendo o outro ao 2.º classificado.
*
Actualização (28 Ago 09 / 10h45m): foi decidido passar o número de prémios de 3 para 5, tendo o júri atribuído a seguinte classificação: 1.º Sísifo; 2.º AM; 3.º e 4.º (ex-aequo) Dana e Nunormg; 5.º Capitão.
Todos têm agora 24h para escrever para sorumbatico@iol.pt, indicando morada para envio dos livros, que serão atribuídos assim:
Sísifo deverá indicar qual dos livros prefere (O Incêndio, Os Incendiàrios da Floresta ou O Retrato); AM devrá indicar, desses mesmos livros, dois (por ordem decrescente de preferência); Dana e Nunormg deverão indicar, desses mesmos livros, três (por ordem decrescente de preferência); Capitão receberá um, mas surpresa.

7 Comments:

Blogger Sísifo said...

Não são necessários quaisquer comentários. Todos sabemos como o actual governo vive para as estatísticas, para o seu mundo de fantasia, criado para enganar o
povoléu. Quando, no ano passado, a média dos exames nacionais de Matemática subiu de 8 para 14 valores, alguém se espanta com alguma coisa propagandeada por Sócras? Quem ouviu as justificações dadas pela sr.ª ME para a baixa do presente ano, culpando os «media» por terem levado os alunos a não estudar, pode agora perder o seu tempo de ócio com umas dezenas de fogos a mais ou a menos?

Ó senhores, passemos a coisas sérias: quantas horas mais vai Paulo Bento aguentar à frente do Sporting?

25 de agosto de 2009 às 03:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já que falamos de possíveis batotas:

Haverá um prémio adicional para quem quiser comentar o que diz, logo aos 0m30s, a menina que se vê no vídeo [AQUI]

Já lá diz o ditado: «Quem se assemelha se emparelha»

25 de agosto de 2009 às 08:45  
Blogger AM said...

Não me espantaria nada que, não obstante os necessários "contróis", alguns dos dados se tivessem esFUMADO, estamos afinal a falar de INCENDIOS onde, como se sabe, o FOGO tudo destroi, QUEIMA registos, queima tudo! Eu aposto em FOGO POSTO, mas daí a dizer que a culpada da batota é a menina dos anSEIOS já me parece excessivo. Chamem o Sherlock Holmes (mas peçam-lhe para apagar o cachimbo antes de entrar em cena).

25 de agosto de 2009 às 10:48  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O prémio adicional, atrás referido, será um exemplar de «Juventude», de Joseph Conrad

27 de agosto de 2009 às 08:21  
Blogger Capitão de Rebordelo said...

Em Portugal o principal inimigo é a ignorância cognitiva.
Em Portugal não existe uma Floresta, nem nunca houve uma Política Florestal.
Os Fogos Florestais (mão criminosa dolosa ou negligente) são uma forma da Natureza reagir, com maior frequência e intensidade, perante a mediocridade do Homem em (não saber) gerir a Coisa Pública Natural.

27 de agosto de 2009 às 09:34  
Blogger dana_treller said...

"Aí pobre de mim! O que fui fazer! O chefe tá fulo, a mulher só chora e o raio dos jornalistas não se calam! Mas que diferença fazem uns relatos de fogos a mais ou a menos? O que tinha a arder, queimado está! Juro que não percebo... Isto só a mim...

Era tarde, a patroa já tinha a janta pronta, e eu ainda tinha o relatório por acabar... Eu sei que esta coisa dos relatórios é importante, mas como nunca ninguém sabe ao certo quem é que os fez, achei que não fazia mal despachar aquilo mais depressa... Inda por cima o Benfica ia jogar (a gente já sabia que não ia ser campeão, mas é o Benfica... vocês percebem...). Ora, com tudo isto a apressar-me a escrita, não vi mal em usar como 'modelo' o relatório do ano anterior e despachei a coisa em 3 tempos! Bem, se calhar não acertei os números correctamente... Ou não alterei todos os nomes das matas ardidas... Mas ficou feito! O chefe quando o leu nem disse nada! Pensei que fosse tranquilo...

Há uns dias, chega-me o chefe aos berros com um jornal na mão. Parece que há mais quem leia os relatórios... Ups... E agora??? Que faço eu à minha vida? Tanto barulho por meia dúzia de frases! Se ainda por cima há um relatório lá das europas que diz tudo certinho, não vejo porquê tanto alarido! Aí que isto inda me custa o tacho..."

Terá sido isto que aconteceu? :) Estaremos perante um 'desleixo' de um funcionário minor ou será caso de fraude com um dos governantes major como mandatário? Será "O Caso do Relatório Alterado" caso de justiça? Estaremos perante um 'limar de arestas' para embelezar as estatísticas governamentais?

Não pode ser! Com certeza foi só um engano. Um desleixo... O relatório não foi propositadamente alterado. Tal como o diploma de Sócrates foi emitido num Domingo, porque aos Domingos também é dia de trabalho nas universidades privadas (tempo é dinheiro e tal...)... Estamos perante gente boa! Gente de confiança, de trabalho! Gente que não vive de aparências, de 'dar nas vistas'.

:) Considerando a leveza com que certa jovem estrela diz - "Não gosto de perder. Prefiro fazer batota!" - ela estará, com certeza, a brincar... Não pode falar a sério... Será? Ainda por cima defende acerrimamente o governo! E este governo que tão bem trabalha...

Dizem que a sabedoria popular raramente erra, e a esta vou buscar a certeza no meio de tanta especulação: "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és."

27 de agosto de 2009 às 12:35  
Blogger Unknown said...

Não percebo a ponta de uma fagulha de medições de área queimada!
Mesmo assim, acho que também tenho direito a escrever um relatório.

De 1 de Janeiro a 15 de Agosto registaram-se 4 ocorrências classificáveis como grandes incêndios:
- Aproximadamente 3000 hectares, correspondentes a todos os campos de futebol de aldeias, vilas, cidades, lugarejos, bairros e quintais, provocados pela intensa abrasão causada pelos mergulhos dos futebolistas;
- Hectares cutâneos queimados principalmente nas últimas semanas por exposição ao sol nas horas que bronzeiam mais;
- 4 toneladas e meia de papel queimado, resultante dos cartazes, informativos e apelativos como sempre, da campanha para as eleições europeias (sendo que apenas 3 quilos do papel teriam inscrito a palavra "Europa" ou derivados);
- 1 are, mas com chamas de 3 metros de altura no quintal da menina Carolina durante a incineração de caroços de cereja, grainhas de uvas, espinhas, côdeas e dados viciados.
Detectam-se ainda pequenos focos, refractários à acção dos bombeiros, causados pela reciclagem de relatórios desactualizados, incompletos ou, simplesmente, falsos!

Conclui-se do estudo efectuado que as medidas de contenção de incêndios estão a surtir o efeito desejado, especialmente as que são concretizadas à secretária.

27 de agosto de 2009 às 19:12  

Enviar um comentário

<< Home