19.11.09

Blair entre as mulheres

Por Joaquim Letria

DIVERSOS DEPUTADOS de diferentes nacionalidades do Parlamento Europeu, capitaneados por Rui Tavares, o colunista do Bloco de Esquerda do “Público”, e entre os quais figura ainda Ana Gomes, a ex-candidata do PS à Câmara de Sintra, divulgaram uma petição para que Mary Robinson seja a escolhida para o cargo de Presidente do Conselho Europeu.

Mary Robinson foi presidente da Irlanda e alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. A irlandesa é vista como uma figura com qualidades inquestionáveis para o cargo a que Tony Blair se bate vigorosamente. O valete do W. Bush no Afeganistão e no Iraque, ultimamente ganha a vida à pala da Palestina, como emissário dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia unidos num esforço comum para a paz no Médio Oriente.

Competirá aos líderes da União Europeia decidir quem vai ser o líder da sociedade europeia. Mas Mary Robinson não é a única candidata. Uma outra petição circula igualmente na Internet, embora aqueles que a promovem não se identifiquem. Esta segunda petição é a favor de Vaira Vike-Fraiberga, a ex-presidente da Letónia.

Em Outubro, alguns socialistas alemães e luxemburgueses lançaram a primeira campanha, a favor de Tony Blair, o ex-primeiro ministro britânico que se demitiu diante da pressão do eleitorado.

«24 horas» de 19 de Novembro de 2009

Etiquetas: