13.11.09

Escolas Públicas e Privadas

Por Maria Filomena Mónica

NO ÚLTIMO SÁBADO [Set 2008], o Primeiro-Ministro relembrou que a educação era a «a prioridade das prioridades», acrescentando estar empenhado em «atingir maior igualdade social através da aposta no ensino». Pode S. Exa. berrar à vontade contra os «bota abaixo» - nos quais me incluirá - mas os recentes exames do 12. º Ano estão aí para provar que as escolas públicas deixaram de premiar o esforço.

Se hoje tivesse filhos pequenos, não os matricularia numa escola pública: não porque os docentes sejam piores do que na privada, mas porque, devido aos programas, regras e cultura impostos pelo Ministério, o ensino está degradado. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Exactamente, os professores do ensino privado não são melhores que os do ensino público, até pela simples razão de, na maior parte dos casos, serem... os mesmos! Acontece que no ensino público são violentados pelas directrizes dos parasitas e incompetentes instalados no ministério da educação e no ensino privado são estimulados a ensinarem o melhor possível. Aí podem deixar-se de aberrações como a "área de projecto" (a que no público se chama, em surdina, "área dejecto") ou estudo acompanhado, insistindo em língua portuguesa ou matemática. Quem tem destruído o ensino público é a própria hierarquia, mais preocupada em satisfazer privilégios próprios e intereses de diversos lóbis, do que em zelar por um ensino de qualidade.

13 de novembro de 2009 às 23:28  

Enviar um comentário

<< Home