14.8.10

As delícias de Pedrouços

Por Alice Vieira

E CHEGÁMOS! O Chalet Gonçalves cheira a mofo, porque há meses que está fechado.
Desde que enviuvou, a D. Bibiana nunca mais cá viveu, e a minha mãe, com as confusões e atrasos da nossa vinda, até se esqueceu de lhe pedir que abrisse as janelas uma semana antes, como sempre faz. Mas assim que chegamos a Pedrouços, respira-se logo outro ar! Se eu pudesse, vivia cá sempre.
O meu pai veio connosco no vapor até Belém, e depois no trem até aqui, mas voltou logo para Lisboa. Ainda não se recompôs do comício da semana passada… Era tardíssimo quando chegou a casa, e vinha tão excitado, e falava tão alto com a minha mãe, que eu, estremunhado, levantei-me da cama, fui ter com eles à sala e perguntei:
- Já há República?! (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: