26.7.12

Perder tanto e encolher os ombros

Por Ferreira Fernandes
A CRISE dos espanhóis vai desembocar em resgate financeiro mas não é por já termos essa desgraça que me regozija vê-la estendida a outros. Mais, até estou mais preocupado com eles do que connosco. 
Há dias, quando a seguir a outras regiões (Múrcia, Valência, Castilla-La Mancha...), a Catalunha, asfixiada com a dívida mais alta de Espanha, pediu ao Governo central para resolver o endividamento dela, logo vozes mais cínicas perguntaram: "Ah, agora já não falam de referendo para a independência?" Apressaram-se, esses críticos irónicos, não suspeitando da força que tem, em momentos difíceis, o apelo da fuga para a frente: ontem, o Parlamento catalão aprovou uma Fazenda pública catalã como única autorizada a recolher impostos na região. Decretar, gerir, recolher, sancionar, tudo relacionado com impostos na Catalunha deixará de estar dependente do Governo central - um dos cortes mais radicais da ligação com Madrid foi ontem encetado. 
O mundo dos nossos vizinhos está perigoso. Com a memória fresca dos Balcãs, talvez já há quem veja guerras civis (justificando-as, haverá quem lhes chame étnicas), mas não vou por aí. Provavelmente não haverá guerra, mas isso não basta para não haver tragédia. A tragédia mais provável de Espanha é a indiferença com que uns acolherão o facto de deixarem de ser do país de Don Quijote e outros, do Parque Güell. 
Perder e nem se dar conta. Pior, perder, dar-se conta e nem se importar. 
«DN» de 26 Jul 12

Etiquetas: ,