8.8.12

Felizmente os canalhas são mansos

Por Ferreira Fernandes
A MESMA notícia lida, ontem, em vários sites de jornais. Na maioria, a mesma incapacidade de reconhecer o mal que os jornalistas podem fazer por desleixo. O título da notícia: "Trabalhadores de parque eólico suspeitos de incêndio no Algarve." Sim, trabalhadores de parque eólico foram constituídos arguidos por causa do incêndio recente na serra algarvia. 
Mas o que induziu o título a que eu pensasse deles? A mim, que vivo há dezenas de anos a ouvir falar da conspiração dos incendiários das florestas? Pois levaram-me a pensar que aqueles tipos incendiaram voluntariamente as serranias. 
Deitada a fagulha, os jornalistas e os jornais lavaram as mãos da responsabilidade do incêndio que acabaram de cometer sobre pessoas e empresa bem referenciadas: a empresa é nomeada e os seus trabalhadores são a meia dúzia de homens que trabalham para ela. Ora, lendo depois o texto, fiquei com a impressão, vaga, de que talvez tenha sido um acidente (faziam carvão numa clareira e as fagulhas saltaram para o mato a 30 metros). Afinal, um desleixo. Desleixo como o do título que permitiu canalhada das caixas de comentários, sempre cheia de certezas, a vir logo exigir que se deitasse fogo aos "incendiários"... Suponhamos que um desses canalhas, impelido pelo desleixo noticioso (os jornais sempre foram bom material para deitar fogo aos espíritos fracos), matasse mesmo um "incendiário". O título "Jornalistas suspeitos de assassínio" seria legítimo? 
«DN» de 8 Ago 12

Etiquetas: ,