21.9.12

Continuam juntos, só falta o resto

Por Ferreira Fernandes 
PEDRO Passos Coelho e Paulo Portas somam décadas de vida política, isto é, de acordos desfeitos e refeitos e de eu sei que tu sabes que eu sei aos montes. E agora quiseram os comentadores que o banalíssimo rearranjo de relação de forças entre parceiros pusesse em risco a convivência dos dois. Nada mais pode voltar a ser igual!, decretaram, solenes. Experimentados, Pedro e Paulo agradeceram que os holofotes se virassem para si próprios, apreciaram dar o corpo ao manifesto, pois enquanto o pau vai e vem, folgam as costas da sua política. 
Passamos assim uma semana em que o assunto foi os protagonistas e não o trabalho para que os indigitámos protagonistas. Ontem, à falta de resolver Portugal, a coligação resolveu-se. De manhã, Passos Coelho e Portas reuniram-se em São Bento e, ao princípio da noite, dez altos dirigentes, cinco de cada partido, reuniram-se no Hotel Tivoli. Suspiremos de alívio, correu tudo bem: vão continuar juntos. Para quem dizia que o Governo era ineficaz, o desmentido: há dias detetou-se uma crise e logo ontem foi resolvida. 
Vão continuar juntos, agora só falta o resto. Eu estou otimista, nem tanto pelo anúncio do Conselho de Coordenação da Coligação (ideia gira: os dois partidos criam um organismo para lembrar que estão coligados), mas pela pujança da sociedade civil que vi à porta do Hotel Tivoli. Enquanto saíam os dez na reunião, vi passar o triplo de homens de negócio angolanos.
DN de 21 Set 12

Etiquetas: ,