17.4.13

Quem será mais louco?

Por Joaquim Letria 
O SENADOR McCain, antigo candidato à presidência dos Estados Unidos, chamou psicopata ao actual líder da Coreia do Norte e disse que já o pai era doido e o avô era maluco.
Não sei se o senador se baseava em algum relatório genético e em regras de hereditariedade para insultar tês gerações de grandes líderes e acabar na ofensa ao Kim Il Sung. Mas que queria ofender um dirigente político de uma nação soberana e, pelo caminho, vilipendiar todo um povo patriótico, não restam dúvidas a ninguém.
Os americanos parecem não ter os cinco alqueires bem medidos. Assim se afigura, ao pensarmos que diante dum jovem dirigente, inexperiente e instável, dependendo das velhas hierarquias, se comportam deste modo e é com este folclore ofensivo que acompanham provocadoras manobras militares. E nestas não incluo os exercícios militares junto à fronteira do Norte, envolvendo milhares de soldados, grandes baterias de artilharia pesada, bombardeiros “stealth” e dezenas de navios de guerra. 
De cada vez que vou a Seoul, e fico no Hilton, a sala de pequenos almoços do hotel parece a messe dos oficiais americanos, todos de camuflado e com ar de quem já está atrasado para chegar à guerra. Não fora a discreta presença dos russos e japoneses, a autoridade dos chineses e o bom senso de Seoul, daquele clima paranóico já tinha saído asneira da grossa a norte do Paralelo 38.
Um presidente americano inteligente, racional e equilibrado entenderia que se está no momento exacto de suspender estes jogos de guerra, inequivocamente. É verdade que ao longo de gerações e após a brutal guerra da Coreia, que todo aquele povo sofreu, a guerra psicológica dos americanos, a qual nunca abrandou, pode bem criar um caso de demência colectiva. Mas a comportarem-se assim, contra uma nação que dispõe de armamento nuclear e mísseis capazes de transportar ogivas, sob a direcção política que se conhece, não sei quem será mais louco. Se PyongYang, se Washington.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Tendo a concordar com o post, que não se afasta muito do de Ferreira Fernandes.

17 de abril de 2013 às 19:19  
Blogger Gaivota em terra said...

Um ponto de vista que me fez repensar algumas coisas. Obg. Já agora: anda a aparecer nos mails e nalguns blogs um texto, como sendo escrito por si com o título "ai se Passos Coelho fosse honesto". Há qq coisa q me faz pensar que não é seu...
Pode ver aqui por exemplo.: http://im-parcial.blogspot.pt/2013/04/ai-se-passos-coelho-fosse-honesto_15.html
Obg.

18 de abril de 2013 às 00:15  
Blogger Unknown said...

"tês gerações de grandes líderes"
hahahahahaha!!!!hohohohohohohoho!!!hehehehehehehehe!!!hihihihihihihihi!!!

Ri até às lágrimas com esta lúcida e criativa observação!!! Só é pena que todos os adoradores do regime Norte Coreano não emigrem para lá... Assim sim, teriam todo o meu respeito. Esquerda Caviar ao poder!

18 de abril de 2013 às 08:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

"Gaivota em Terra":
O seu comentário foi reencaminhado para o JL, e aguardo resposta dele para aqui afixar.
Aproveito para informar que o tema das crónicas que lhe são falsamente atribuídas será abordado amanhã, em 'post' intitulado «Eu seja ceguinho».

18 de abril de 2013 às 09:39  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Resposta enviada por JL:

«Bom Dia!

Fico-lhe muito grato pelo trabalho que teve e pela sua confiança em mim.De facto, esse e outros textos que me são atribuídos não foram escritos por mim,apesar de circularem na net como se fossem.Aquele não é o meu estilo nem modo de pensar.Mesmo que fosse, não me referiria a terceiras pessoas naqueles termos.Agradeço-lhe que esclareça as pessoas que estão ao seu alcance.Eu e amigos fazêmo-lo há semanas, mas não vale a pena. Amanhã, se se der ao trabalho de vir ao "Sorumbático" encontrará um texto meu que espero que seja esclarecedor acerca disto.
Muito obrigado e até sempre!

Joaquim Letria»

18 de abril de 2013 às 10:46  

Enviar um comentário

<< Home