10.5.13

De Mao a Piao acabou na milionária

Por Ferreira Fernandes
DIZIA Mao: "A revolução não é um convite para jantar." Duas gerações depois, Kong Tungmei, 41 anos, neta de Mao Tse-Tung, é a 242.ª pessoa mais rica da China. Jantar já não rima com revolução, mas com caviar e bordéus Petrus. Quando ela nasceu, Mao emprestou-lhe o nome, Tung, acrescentado de "mei", que quer dizer "flor da ameixoeira". Ser a 242.ª pessoa mais rica da lisboeta freguesia da Ameixoeira, com população de 11 863 almas, não prometia grande coisa. Mas Kong Tungmei nasceu na China, país de 1344 milhões pessoas, onde ser a 242.ª mais rica significa 819 milhões de euros (em Portugal só Soares dos Santos e Américo Amorim têm mais). Enquanto dava nome poético à neta, Mao também fazia pela vida.
O seu O Pequeno Livro Vermelho, de onde tirei a frase desta crónica, era já o livro mais publicado do mundo, depois da Bíblia. Além de 427 citações enigmáticas (outra, ao acaso: "A bosta de boi é mais útil que os dogmas"), muito estudadas então pelos filósofos europeus, o livrinho tinha duas páginas de prefácio assinadas pelo braço direito de Mao, Lin Piao. Este, em 1971, tentou matá-lo, e foi morto. No ano seguinte, quando Kong Tungmei nasceu, era perigoso para um chinês ser apanhado com O Pequeno Livro Vermelho sem as duas páginas de Lin Piao arrancadas.
A questão é: se Kong Tungmei tinha de acabar como um qualquer herdeiro Rockfeller III, mais valia ter-se poupado estas tolices e Mao ter enriquecido com os direitos de autor. 
«DN» de Mai 13

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger brites said...


Não devia...claro!Mas convem ter a noção das proporções!
Nem parece da sua lavra,sinceramente.

10 de maio de 2013 às 15:56  
Blogger Táxi Pluvioso said...

"A bosta de boi é mais útil que os dogmas" que grande verdade para os nossos economistas aprenderem.

13 de maio de 2013 às 05:15  

Enviar um comentário

<< Home