15.9.13

Irei esmifrar-te até ao túmulo

Por Ferreira Fernandes
GOTA que fez transbordar o copo... Estou assim. E o abuso que sinto é este: 90 anos. Diz o governamental Rosalino das pensões: antigo funcionário que, com 90 anos, ganhe 1050 euros vai ter um corte de dez por cento. A medida não é de perseguição aos nonagenários, é geral, para baixar as pensões da função pública, estamos com a corda na garganta - dizem eles, e eu calado, estou cansado e não me apetece alimentar mais uma discussão. E é então que é dito: quem aos 90 anos ganha 1050 euros vai ter um corte de dez por cento. 
Reparem, já antes fora dito que, a aposentado de 70 anos que ganha 601 euros, a miséria de 20 euros por dia, lhe vão apagar três dias de vida. Os dados soavam-me difusos, os últimos três anos de crise anestesiaram-me para discussões com números. 
Continuaram com a lengalenga dos cortes e que aos 80, quem ganha 751 euros, tiram-lhe 75. E eu calado. Foi então que o Rosalino das pensões disse: "E aos 90 anos..." Saltou-me a tampa e o Rosalino passou a ser de pensão rasca e sem águas correntes. Não, não se pode tocar nos de 90 anos! Porque não, porque tudo tem um limite. Nenhum contabilista tem o direito de assustar um homem de 90 anos e dizer-lhe que os seus 1050 euros são demais e tem de ficar sem 105 euros. Nenhum contabilista, sobretudo um Hélder Rosalino que, passado o Governo, volta para o seu Banco de Portugal, onde se especializou naquilo que esse hotel de 5 estrelas tem de melhor, os seus planos de pensões.
«DN» de 15 Set 13

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Agostinho said...

O provérbio popular "ou há moralidade e comem todos" que o povo tem como justo deveria nortear o dia a dia do governo (democrático). Não é essa a tónica da coragem que alardeia: enquanto deduzem as pensões por grupo etário mantêm os privilégios das castas. Que discriminações têm os funcionários do BP como recompensa dos elevados serviços que prestam? Por exemplo, empréstimos com juros transparentes...

16 de setembro de 2013 às 00:33  

Enviar um comentário

<< Home