28.9.13

Passatempo com prémio

Estas são imagens de um fogo (de que já aqui falámos) e que era visível a vários quilómetros de distância (em cima: saída do IC19 para a A16).
A foto do meio mostra a chegada dos bombeiros (de 3 corporações). Estão a fazer manobras, porque viram-se impedidos de aceder de imediato ao local do fogo devido a uns pedregulhos propositadamente colocados na entrada para o terreno (imagem de baixo). Só algum tempo depois descobriram outro caminho para os carros lá chegarem.
Pergunta-se: sabendo-se que a cena teve lugar no passado dia 10 de Julho, em que data foram os pedregulhos retirados?
Quem, até às 20h de amanhã (*), mais se aproximar da resposta certa (pede-se que cada leitor dê apenas uma) receberá um exemplar do livro cuja capa em cima se vê.
(*) - O passatempo poderá terminar antes se, entretanto, for dada a resposta correcta.
Actualização:
O passatempo terminou, pois a resposta certa já foi dada - ver em "comentários".

7 Comments:

Blogger José Batista said...

Bom, como os portugueses normalmente são "rápidos" a colocar trancas na porta depois da casa roubada, vou atirar aí para uma semanita: talvez as pedras tenham sido retiradas no dia 17 de Julho.

Sobre incêndios choca-me que nada façamos desde as primeiras chuvas até ao mês do S. João, se não houver períodos de canícula mais cedo. E na "época de incêndios" (sim, nós passámos a ter...) preferimos oscilar entre a malvadez dos pirómanos (que realmente ninguém pune nem controla) e o heroísmo dos bombeiros, que é um heroísmo directamente proporcional à nossa irresponsabilidade na gestão florestal e à incompetência dos nossos autarcas e governantes. Nesta matéria, temos estado "bem uns para os outros". E o resultado vê-se. Foi isto que procurei expôr aqui: http://beesca.wordpress.com/. Sem qualquer esperança em resultados, diga-se. Aliás, durante os próximos sete ou oito meses não mais falaremos de incêndios. Pois se as futeboleiradas nos enchem de preocupações...

28 de setembro de 2013 às 10:26  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Aqui fica uma "dica":
Repare-se na última palavra: Não foi por acaso que se escreveu "correcta" em vez de "exacta"...

28 de setembro de 2013 às 12:18  
Blogger jose said...

Apetece dizer que nem valeria a pena remover os pedregulhos.Pois se os bombeiros lá conseguiram descobrir um caminho alternativo...poderia ter sido de circum-navegação,terem-no alcançado meses depois...
E andamos assim,em busca de vias sem pedregulhos que outros vão depositando.

28 de setembro de 2013 às 14:46  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Durante muitos anos, o terreno onde o fogo deflagrou só tinha esta entrada (uma "serventia"); só recentemente é que passou a ter acesso, a mais de 200 metros dali e por uma outra rua.
Como os bombeiros que ali acorreram eram de longe, não conheciam essa nova entrada. Quando a descobriram (ou foram informados dela por moradores que, entretanto, acorreram), já o fogo tinha alastrado a 2 terrenos contíguos.

28 de setembro de 2013 às 17:08  
Blogger Carlos Fonseca said...

Os pedregulhos ainda lá estão.

Palpite meu que nunca acerto nestas coisas...

28 de setembro de 2013 às 18:19  
Blogger jose said...

Poderia o fogo ter destruído tudo,provocado mortes...descobre-se sempre um caminho.Veja os estacionamentos em paragens de transportes públicos,em passadeiras,em lugares para deficientes,em passeios,arranja-se sempre um caminho,ninguém quer saber de mais nada.Serão estes os "novos valores",o "homem novo".

28 de setembro de 2013 às 18:29  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O passatempo terminou, e a resposta certa foi dada por Carlos Fonseca.

(Tenho fotos que o provam, mas não vale a pena atafulhar o blogue com imagens praticamente iguais à que lá está!)

Assim sendo, o vencedor tem agora 24h para escrever para medina.ribeiro@gmail.com indicando morada para envio do livro.

28 de setembro de 2013 às 19:30  

Enviar um comentário

<< Home