22.10.13

"Allô! Allô!", os americanos escutam

Por Ferreira Fernandes
DEPOIS das revelações sobre o Brasil, o México e a Alemanha, soube-se que também a França foi alvo de espionagem maciça feita pela NSA, a agência de segurança americana. 
A América é mesmo democrática, com ela nem há um mais igual do que os outros, todos levam com as escutas. Ontem, o jornal Le Monde explicou o que a palavra maciça faz nesta história: num mês, entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, foram gravadas 70,3 milhões chamadas telefónicas francesas! É gravação a mais só para os terroristas de um país (aliás, aliado). A curiosidade americana estendeu-se a todos os que em França mandam alguma coisa, das finanças à política, e até a todos que tenham dito ao telefone alguma frase ou expressão considerada suspeita. Atendendo aos números astronómicos avançados, é provável que na sede da NSA, em Fort Meade, no estado de Maryland, se julgue que a tão popular interjeição francesa "oh là là" seja um termo em código para "Ahmed, passa-me a bomba..." 
Ontem, o embaixador americano em Paris foi chamado a prestar contas e espera-se que não tenha tentado desanuviar o encontro dizendo ao ministro dos Negócios Estrangeiros francês: "Já sei que o Presidente Hollande lhe telefonou muito zangado..." Entre os do meio, a sigla NSA era conhecida por "No Such Agency", o que traduzido dá "Isso Não Existe". O erro, pois, não está na espionagem, está no escândalo. Nada menos profissional do que um espião apanhado.
«DN» de 22 Out 13

Etiquetas: ,