27.1.14

Pechisbeque ataca iniciativa brilhante

Por Ferreira Fernandes 
Sábado, mais uma útil e gratuita sessão do Instituto Gemológico Português (IGP), oferecida aos lisboetas. A associação repetia a sua iniciativa "Quanto vale o anel da sua avó?". Título sugestivo: as pessoas talvez saibam o valor afetivo da joia antiga que têm na gaveta, mas não o valor efetivo. O IGP mantém os saberes que já deram à cidade nomes de ruas prestigiadas (da Prata, do Ouro...) e forma técnicos de ourivesaria e pedras preciosas, reconhecidos pela Casa da Moeda. A avaliação gratuita, que vai na quinta edição, ajuda as pessoas a poderem ir já com uma ideia de preço quando forem obrigadas a vender os velhos anéis de família. Além de útil e gratuita, assinale-se a rara qualidade da iniciativa do IGP: ela quer fazer do negócio uma coisa límpida e informada. 
Pois, contam os jornais, um comerciante de ouro interrompeu a sessão, pretextando que nenhuma avaliação pode ser feita gratuitamente. E, como por cá é bem possível que uma lei proteja os negócios nebulosos e não os limpos, a útil iniciativa foi suspensa até apurar-se se é permitido, ou não, aconselhar-se os cidadãos a não serem roubados. 
Seja, sigam-se os trâmites. Entretanto, lamento algumas lacunas dos jornais. Gostaria de ter visto o nome e as trombas do comerciante de ouro que não gosta de ter clientes avisados. E, sobretudo, gostaria de ter visto apregoada a tabuleta da sua loja. Eis um lugar onde não entrar. 
«DN» de 27 Jan 14

Etiquetas: ,