11.11.14

Autismo

Por Antunes Ferreira
NÃO GOSTO da troika; desta. Não gosto de nenhuma. Mas, por vezes até chego a concordar – muito a contragosto – com alguns procedimentos da “nossa” (?) Nesta última visita, só para ver como andavam e andam as coisas, os membros dela deram um raspanete no (des)Governo dos srs. Coelho, Portas, Crato, Cruz, Marilu et aliud. Que nas anteriores viagens a Lisboa tinham constatado que os membros dessa quadrilha (o termo é meu) eram muito competentes e muito bem mandados e comportados pois cumpriam as ordens que lhe davam, isto é, dava a sr.ª Merkel. Abreviando: que eram muito bons alunos, citação que lembra outros tempos no Cavaquistão.
Desta feita, porém, a roda tão bem oleada, desandou Ao longo de três anos em que todos eram muito amigos e muito abraços e muitos elogios, a visita na passada quarta-feira veio dar para o torto. Os inúmeros e consecutivos elogios, uns quantos “atenção” e recomendações, poucos, a troika a la portuguesa descobriu afinal que quando se ausentara as coisas tinham começado a derrapar, a descer um caminho inclinado, enfim a desandar. Acentue-se: com ela presente com regularidade, os Portugueses precisavam de fiscalização, quer dizer de chicote sem cenoura.
Daí concluiu o trio que em relação aos desafios que a economia portuguesa tem de ganhar, pelos vistos tinha. O (des)Governo abrandara a aceleração metera o travão (quase) a fundo e estava o caldo entornado. O BCE parece ter entrado mudo e saído calado. Mas o Fundo Monetário Internacional, FMI e a Comissão Europeia não se quedaram. Que porque assim, que porque assado, sem eles a mandar em Portugal o jogo não só não valia, nem sequer terminara empatado: era o princípio de uma cabazada isto para usar termos futebolísticos tão do agrado da lusa gente, que até tem o Cristiano Ronaldo e o José Mourinho
Esta foi a primeira de várias monitorizações pós programa que irão continuar a ser feitas até que Portugal pague a maior parte dos seus empréstimos: já se sabia, mas agora foi oficial. A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha, ou seja, venham os euros que emprestaram acompanhados dos respectivos juros. E não demorem muito. A troika achou que, ao fim de seis meses fora do país, que Portugal já está a ir pelo caminho errado. Para eles, claro, os agiotas que dominam os idiotas que todos nós (ou quase) somos. Foi o prelúdio de umas orelhas de burro; e já não falo nas palmatoadas da menina dos cinco olhos.
Especifico. Washington e Bruxelas apontaram duas áreas em que em seu entender Portugal, ou seja o (des)Governo tem metido mais o pé na poça – o défice e as reformas estruturais. E ambos os pecados resultaram dos (des)governantes terem “deixado de se esforçar”. Mau Maria, a coisa estava mesmo a dar para o torto. E apontaram o caminho a (re)seguir para que os credores dos Portugueses vejam as suas notas a regressar aos respectivos lares, engordando-os, portanto. E nós a emagrecer dia após dia.
E os dois organismos foram apontando o que estava errado em especial no famigerado OE 2015. As previsões do (des)Governo português apontavam para um défice inexplicável. Logo na terça-feira a Comissão tinha avisado que o saldo negativo das contas públicas seria de 3,3% contra o que os (des)governantes apontavam: 2,7% que tinham sido prometidos pelo (des)Executivo (que conseguira alargar os 2,5% inicialmente acordados).
Foi uma verdadeira machadada. Mas faltava o pior; o FMI que fez uma análise semelhante disse que o tal sado negativo não seria de 3,3% mas sim 3,4%. Ora bolas: uma décima a mais ou a menos não é importante, são peanuts. E a ministra Marilu, impávida e serena de cara fechada como é seu hábito, manteve as contas a la portuguesa. Não disse, mas deve ter pensado que “eles” eram umas cavalgaduras e quem sabia da poda era ela. E ponto.
Ao invés da ministra das Finanças (?) os agora dois carrascos consideram que as derrapagens (des)governamentais, ainda por cima nas costas deles, resultaram principalmente do aumento do salário mínimo e de outras medidas que tinham sido tomadas por São Bento. O aumento, diz Bruxelas, “poderá tornar ainda mais difícil a transição para o mercado de trabalho para os grupos mais vulneráveis”; o FMI pinta o quadro com tintas mais negras: a decisão “vai tornar mais difícil para os trabalhadores não qualificados manter e encontrar novos empregos”.
Resumindo: de submissos e cumpridores passámos a despesistas desbragados. E no (des)Governo todos ignoram o recado e assobiam para o lado. No fundo a “receita” dos nossos credores é mais austeridade com a correspondente autoridade: Há quem chame ao procedimento dos que nos (des)governam autismo.